Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Alunos de Baião falaram das respetivas experiências no programa ERASMUS+

Alunos de Baião falaram das respetivas experiências no programa ERASMUS+

Os alunos do Ensino e Formação Profissional de Baião que, em 2018/19, participaram nas mobilidades no âmbito do projeto LEAVE – Looking for European Adventure with Vocational Education – promoveram uma sessão solene de apresentação das respetivas experiências profissionais e pessoais. A iniciativa decorreu a 9 de julho no auditório Celeste Ribeiro, da escola sede do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.

Os 12 estudantes que tomaram parte como oradores do evento pertenciam aos cursos profissionais de Técnico de Restaurante e Bar, Técnico de Desporto e Técnico de Ótica, os quais, por um período de 60 dias, foram distribuídos por três locais: a ilha de Syros, na Grécia, a cidade de Valência, em Espanha e a cidade de Brescia, em Itália.

Estas experiências no estrangeiro, dinamizadas em parceria com instituições parceiras do agrupamento, tinham como principal objetivo a realização de uma formação em contexto de trabalho (estágio profissional) em instituições de acolhimento que operam nas áreas de formação dos formandos envolvidos.

Porém, foram estabelecidos outros objetivos, a saber: o desenvolvimento de competências linguísticas; o conhecimento da cultura e da história das regiões e dos países de destino; a promoção da cidadania europeia e do espírito de cooperação interpessoal; e o desenvolvimento da capacidade de gestão das atividades diárias num contexto novo.

Nesse sentido, foram delineadas outras atividades paralelas aos estágios, como visitas de estudos, visitas culturais, contacto com o património material e imaterial locais ou contacto com outros formandos oriundos de outras latitudes.

O desempenho dos alunos ao longo do período de mobilidade, assim como a apresentação nesta sessão solene, contou para a sua avaliação no âmbito dos cursos que frequentam. Por isso mesmo, a sessão contou com um júri, que recolheu evidências que vão ser consideradas nas classificações a atribuir aos alunos na Formação em Contexto de Trabalho e na Prova de Aptidão Profissional.

No final do evento, todos os intervenientes do projeto – alunos, professores, encarregados de educação, escola e comunidade – fizeram um balanço positivo da participação no LEAVE, o qual está inserido no programa ERASMUS+, que é financiado pela União Europeia.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta