Amarante: Procura, Ouve e Descobre a Música são os desafios lançados pelo “MIMO, a minha cidade”

Amarante: Procura, Ouve e Descobre a Música são os desafios lançados pelo “MIMO, a minha cidade”

A ação “MIMO, a minha cidade”, integrado no Festival MIMO que arranca esta sexta-feira, dia 26 de julho, em Amarante, foi apresentada na tarde desta quinta-feira, junto à Ponte de S. Gonçalo.

Esta iniciativa é organizada pelo projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante, que lançou o desafio a vários artistas plásticos para a criação de um roteiro artístico ilustrado nas montras dos estabelecimentos comerciais. 

Com o tema “Músicas do Mundo”, esta ação conta com a colaboração de três artistas, a Joana Torgal, a Beatriz Azevedo e a Margarida José, que estarão localizadas em três áreas distintas para apresentarem músicas de diferentes continentes. Procura, Ouve e Descobre a Música são as três áreas em que as artistas se vão encontrar. 

De acordo com Sara Leite, responsável pelo projeto RUA, esta ação tem o principal objetivo de levar os participantes a seguir um fio condutor do evento, para que percorram as ruas onde vai decorrer os momentos musicais. “Decidimos fazer um roteiro conjunto, é dividido em três momentos, cada artista está responsável por um momento”, explicou.

Esta ação conta ainda com uma novidade. O espectador, através de QR Codes, que se encontram por todas as montras das lojas aderentes, podem interagir com a artista, com a oportunidade de ouvirem músicas e procurarem personagens. “Achamos que seria uma oportunidade de mimar a nossa cidade, já como o festival o faz”, sublinhou a responsável pelo projeto.

Para Lu Araújo, diretora do MIMO Festival, a ação MIMO, a minha cidade demonstra “empreendedorismo. Vemos as montras decoradas e com estes motivos, mas tem toda uma essência e trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo”, garantindo que esta iniciativa vai de encontro aos objetivos do festival. “O MIMO é um festival que é feito do olhar para o outro, da integração com a sociedade. Temos um público muito cultural e esta é uma forma de envolver mais a comunidade local”, rematou.

Também o vereador da Câmara Municipal de Amarante, André Magalhães, presente na apresentação, destacou a importância da integração da comunidade. “Estes projetos são de todos. É tão bom ver uma iniciativa destas, que nasce com pezinhos de bebê, que vai caminhando e que vai tendo cada vez mais desenvolvimento. O desenvolvimento só é sustentável e eficaz quando estamos todos a participar dele”, defendeu.

Segundo o autarca, “usar a criatividade como solução para a dinamização da cidade, para promover a cultura, o comércio, para fazer este cruzamento virtuoso”, é muito importante e “só se faz com a capacidade de ser inovadores, criativos e com as pessoas realmente envolvidas”

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, agradeceu o empenho de todos, nomeadamente de Sara Leite que afirmou que “imprime paixão em tudo o que faz. As pessoas envolvidas conseguem dar um destaque e trazer ao de cima coisas diferentes”.

A apresentação contou ainda com a atuação do Bandcamp, um programa que promove o intercâmbio entre jovens músicos europeus e que vai decorrer, a par do MIMO Festival, na Casa da Juventude de Amarante recebe, até 29 de julho.

Esta é a segunda etapa da iniciativa, a primeira teve lugar na Alemanha, em fevereiro, e a última vai realizar-se na Eslovénia, em outubro. São 30 os jovens destes dois países e de Portugal a integrar o projeto, que tem como mote criar e produzir música em conjunto, partilhá-la através de concertos ao vivo e divulgá-la após gravação em estúdio.

O MIMO Festival arranca oficialmente esta sexta-feira, dia 26 de julho, no Parque Ribeirinho de Amarante. Portugal, Brasil, Cabo Verde, Nigéria e Mali são alguns dos países representados no festival, cujos artistas vão trazer nas respetivas bagagens estilos para todos os gostos – rock, hip-hop, rap, funk, jazz e até música tradicional da Palestina.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta