Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Penafiel: Abragão vai assinalar 18 anos de elevação a vila com oito dias de festa

Penafiel: Abragão vai assinalar 18 anos de elevação a vila com oito dias de festa

Arranca este domingo, dia 21 de julho, as comemorações do 18.º aniversário de elevação de Abragão a vila, este que será o primeiro de oito dias de festa.

Durante as comemorações, a comunidade será envolvida, deste os mais velhos aos mais novos, de modo a que todos conheçam melhor a vila e a comunidade que nela vive. “Vamos ter muitas atividades e para todas as idades. Chega a haver algumas em que colocamos pais e filhos em contacto. O objetivo é conviver”, disse o presidente de junta, José Manuel Sousa.

Abragão terá sido fundada por  D.Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, 27 anos depois do Tratado de Zamora em que foi reconhecido oficialmente o reino de Portugal. Todavia, não restam dúvidas sobre a antiguidade desta terra que a 12 de Julho de 2001 foi elevada a vila, segundo os registos históricos.

A programação deste feito inicia pelas 10 horas de domingo, dia 21, com uma missa comemorativa, seguida da receção das entidades, entre as quais estará presente o presidente da câmara, Antonino de Sousa, e a presidente da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, tendo em conta que será visitado o Centro Interpretativo da Rota do Românico, pelas 11h30.

Pelas 15 horas, Alberto S. Santos vai apresentar o seu livro intitulado “Amantes de Buenos Aires”, no mesmo local.

As comemorações continuam durante a semana com o desporto. “Há várias atividades durante a semana, com jogos de futsal e de hoquei para várias idades. A semana inicia para os mais novos mas, na quarta, será Boccia sénior”, explicou o autarca local.

Na sexta-feira, Abragão vai festejar o Dia dos Avós. O ponto alto do desporto acontece com a caminhada pela freguesia, na sexta-feira, uma atividade que reúne todos os anos mais de 300 pessoas e que permite conhecer os cantos à vila. Depois há uma aula de zumba e a festa da espuma para garantir a animação pela noite dentro.

No sábado decorrem as “III jornadas pela Saúde”, onde os bombeiros vão estar presentes para passarem ensinamentos sobre primeiros socorros à população. Vão ainda realizar um simulacro. Pela noite há a atuação do grupo de Bombos da Eira.

No dia 4 de agosto, último dia em que se assinalam as comemorações, acontece o Passeio BTT – Rodativa.

“Desta vez, acrescentamos mais dois dias de festa para inovar e porque a população já não perdoa a animação e quer cada vez mais e melhor”, salientou José Manuel Sousa.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta