Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Marco de Canaveses: Hélder Antunes guiou Seleção Nacional feminina de hóquei em patins no Mundial

Marco de Canaveses: Hélder Antunes guiou Seleção Nacional feminina de hóquei em patins no Mundial

Entre os dias 4 e 14 de julho, decorreram em Barcelona, na vizinha Espanha, os World Roller Games 2019. O evento destinou-se a mais de quatro mil atletas de onze modalidades desportivas praticadas sobre rodas, tais como patinagem artística, skate ou hóquei em patins.

Nesta última, como é sabido, Portugal foi o principal destaque na vertente masculina, tendo-se sagrado campeão mundial após o triunfo sobre a Argentina na final, decidida somente nos penáltis.

A acompanhar bem de perto a prestação dos então futuros campeões do mundo estava a Seleção Nacional feminina de hóquei em patins, que viajou para Barcelona em conjunto com toda a restante comunidade portuguesa que participou no evento. “Desde o início do estágio em conjunto que partilhámos todos os momentos e vivemos tudo em família”, começa por contar o selecionador Hélder Antunes.

O treinador natural da freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, orientou a equipa feminina no Campeonato do Mundo disputado no mesmo evento, tendo terminado em quinto lugar. Apesar de sublinhar que o balanço da prestação lusa no torneio “vai ser feito internamente”, Hélder Antunes revela que o objetivo foi parcialmente atingido: “a seleção não era candidata ao título. Em 2017, foi sétima, portanto queríamos melhorar essa classificação e, quem sabe, atingir as meias-finais”, afirmou.

Apesar de sentir um “amargo de boca” por não ter terminado entre as quatro primeiras seleções (foi remetido para a luta entre o quinto e oitavo lugares), o marcoense mostrou-se satisfeito pela qualidade exibida pela equipa no torneio: “praticámos um hóquei agradável de se ver, a seleção evoluiu a bom nível e recebemos um feedback positivo”, referiu, acrescentando que a formação que lidera procura “fazer sempre mais e melhor”.

À chegada a Lisboa, toda a comitiva foi recebida pelo Presidente da República, que fez questão de condecorar os campeões mundiais e felicitar a comitiva portuguesa que participou nos World Roller Games. “Ainda não estamos em nós, só soubemos no voo de regresso a Lisboa que ia receber a comitiva toda”, comentou Hélder Antunes sobre aquele que diz ter sido “um ponto alto para qualquer treinador e ser humano”. “O Presidente reconheceu que todos nós, em concreto a seleção feminina, tivemos uma prestação muito digna e positiva, que honrou Portugal. Estamos muito orgulhosos, é um misto de emoções”, descreveu.

Foto: Observador

Apesar dos três títulos de campeã europeia (o último dos quais em 2001), o troféu de campeã do mundo continua a faltar nas vitrinas da Seleção Nacional feminina de hóquei em patins , algo que Hélder Antunes quer mudar: “primeiro, vem o trabalho – e nós já trabalhámos no limite das capacidades para esta competição. Mas temos esse sonho de levar uma equipa feminina ao topo do pódio mundial. É um caminho longo, mas estamos a trabalhar nesse sentido”, garantiu.

Antes de pôr os patins de lado e abraçar a carreira de treinador, Hélder Antunes foi também ele jogador de hóquei em patins, tendo sido um dos impulsionadores da modalidade em Marco de Canaveses. “Só joguei em clubes do Marco e também foi aí que comecei a minha carreira de treinador”, revelou, assegurando de seguida que “o hóquei em patins em Marco de Canaveses nasceu em Vila Boa do Bispo”.

Aos dias de hoje, a modalidade tem estado em crescendo no concelho, o que é visto com bons olhos e elogiado pelo técnico de 39 anos. Ainda assim, Hélder Antunes está convicto de que “é possível fazer mais”, lançando ele próprio uma ideia para promover o hóquei em patins em Marco de Canaveses: “podia-se abrir uma janela para estabelecer contratos de parcerias para fazer a patinagem e o hóquei.  Pode-se promover a modalidade junto das escolas e jardins de infância e potenciar mais um ou dois clubes, de forma a aumentar o número de atletas”, propôs.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta