Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação vem a Lousada nas Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação vem a Lousada nas Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa

No próximo sábado, dia 20 de julho, vai realizar-se a quarta edição das Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa. Esta iniciativa vai contar com a presença do  Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

A jornada vai ter início pelas 9h30, na Cooperativa Agrícola de Lousada. A iniciativa decorre anualmente e envolvem as Cooperativas Agrícolas de Felgueiras, Paredes, Paços de Ferreira e Penafiel. A organização da edição de 2019 é da responsabilidade da Cooperativa anfitriã.

Este ano, a CONFAGRI vai associar-se à atividade que engloba três mil cooperantes, onde predominam os pequenos agricultores, juntaram-se com o intuito de sensibilizar para a importância do Cooperativismo na agricultura familiar que marca esta região.

Neste contexto, vai ser feito o diagnóstico, ultrapassando os desafios e aproveitando as oportunidades desta atividade no Vale do Sousa de forma mais capacitada.

Pelas 9h30, a vereadora da Câmara Municipal de Lousada, Cristina Moreira, vai abrir a sessão, contando com a ajuda da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.

Segue-se, às 10 horas, o primeiro painel, subordinado ao tema Política Agrícola Comum – “PAC pós 2020 – Ponto de Situação”, com moderação de Idalino Leão, Administrador da CONFAGRI, intervenção do Diretor Geral do GPP -Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eduardo Diniz e comentários de Arlindo Cunha, Professor Universitário e Ex-ministro da Agricultura.

Às 11 horas, dá-se o segundo painel, com o tema “Agricultura Tradicional”, onde Pedro Moreira, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, fará uma exposição sobre o Milho Regional e Broa, e cuja moderação estará a cargo de Carlos Duarte, Engenheiro Agrónomo.

Ainda neste painel, será abordada a temática Vinha e Enoturismo, com intervenções de Jorge Sousa Pinto e de Rogério Castro, professor de viticultura, com a moderação de Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV- Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

As Jornadas encerram às 12 horas com a presença do presidente da Cooperativa Agrícola de Lousada, Francisco Meireles; do presidente da AGROS, José Capela; do presidente da CONFAGRI, comendador Manuel dos Santos Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta