CHTS: Enfermeiro diretor foi a Coimbra falar de projeto “Humanizar +”

CHTS: Enfermeiro diretor foi a Coimbra falar de projeto “Humanizar +”

Alguns elementos da Comissão de Humanização do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) estiveram presentes no auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para participar num seminário dedicado à humanização hospitalar.

O seminário, que aconteceu no dia 10 de julho, juntou membros de hospitais de todo o país.

Contou com duas mesas-redondas e uma sessão de discussão de posters com a finalidade debater experiências, resultados e visões, a nível nacional, e definir novas abordagens para a disseminação de boas práticas e de aprofundamento de atividades de humanização hospitalar.

Um dos oradores foi o enfermeiro diretor do CHTS, que falou o projeto Humanizar + como uma marca da qual os profissionais são embaixadores. O mesmo fez alusão aos projetos implementados e a implementar no hospital da região.

O enfermeiro deu o exemplo de algumas atividades, como o acolhimento através de uma abordagem terapêutica e relacional para integrar os pais nas rotinas e cuidados às crianças na Pediatria; continuar a desenvolver, na Neonatologia, o Crescer com Afetos; criação de um balcão único de apoio e informação ao utente sobre os procedimentos e dinâmicas hospitalares; ciclo de conferências; sessões de relaxamento para profissionais e outras atividades de ajuda na gestão do stress; lançamento da campanha Psiuu: o silêncio é parte do tratamento, entre outras iniciativas.

“A humanização não se compra, tem que se trabalhar continuamente, tal como na qualidade, é um processo de melhoria contínua”, concluiu José Ribeiro.

Além dos representantes das diferentes unidades hospitalares do país, estiveram também presentes Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, e Walter Osswald, figura de relevo no estudo da Medicina e da Bioética em Portugal.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta