Paços de Ferreira: Sebastianas vão animar Freamunde a partir desta quinta-feira

Paços de Ferreira: Sebastianas vão animar Freamunde a partir desta quinta-feira

As Sebastianas estão a chegar. De 11 a 16 de julho, Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, acolhe estas festividades que possuem 120 anos de história.

Inicialmente, estas festas possuíam uma dimensão puramente religiosa, em honra de São Sebastião. Com o decorrer dos anos, as festas foram evoluindo, chegando ao estado atual que envolve, além da vertente religiosa, a profana.

Todos os anos, a tradição manda que a festa tem de ser organizada por um grupo de homens casados, salvo um deles que pode ser solteiro, mas tem de ter mais de 30 anos.

As Sebastianas são preenchidas por um programa vasto, desde os concertos de música, aos bombos, a marcha alegórica, as celebrações religiosas e fogo de artifício.

Carlão vai ser o artista que vai abrir as Sebastianas esta quinta-feira, dia 11 de julho, seguido de Afrobrothers.

Já no dia 12, sexta-feira, a noite começa com os bombos e a arruada livre tocados por vários locais da cidade. Há ainda a participação do conjunto de bombos feminino “O bombo é nosso”,  com origem em Freamunde em 2017. Segue-se o DJ Pasta que vai animar o resto da noite.

Já no sábado, a musicalidade vai fazer-se sentir pela voz de Raquel Tavares, seguido de fogo de artifício. A noite prossegue com Deejay Telio & Deedz B. Há ainda música para os resistentes pela noite dentro.

No domingo, o dia inicia com missa de festa e procissão em honra de São Sebastião. A população une-se para cobrir o chão com um tapete em fitas de madeira, aproveitadas das empresas de mobiliário da região, que são pintadas de várias cores, com vários motivos religiosos, por toda a cidade.

O artista Agir vai assumir, mais tarde, o palco, assim como Kevu.

Na segunda-feira decorre a Marcha Alegórica, antigamente denominada por “Marcha Luminosa”, onde desfilam pelas ruas com carros alegóricos, escolas de samba, animações e grupos de bombos.

Na terça-feira, é Quim Barreiros quem vai animar a população nas Sebastianas. Este dia, que é o último das destas, é assinalado com a passagem do testemunho para a próxima comissão de festas.

2 comentários

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

2 Comentários

  • Tiago
    11 Julho, 2019, 0:54

    "Paços de Ferreira" é para rir?!
    É Freamunde e mais nada! Não venham cá meter à conversa essa terra que é nossa rival a tentar ter visibilidade com uma festa que é da nossa terra FREAMUNDE.

    REPLY
  • anonimo
    14 Julho, 2019, 13:38

    Paços de ferreira ? , ao menos aprendam a dizer alguma coisa de jeito , primeiro Sebastianas e Freamunde e não tem que mencionar paços de ferreira em lado nenhum …

    REPLY