Bombeiros de Penafiel ficam isentos de IMI por medida do município

Bombeiros de Penafiel ficam isentos de IMI por medida do município

A autarquia de Penafiel anunciou esta quarta-feira, dia 10 de julho, que vai isentar de IMI (Imposto Municipal de Imóveis) os bombeiros das três corporações do concelho, Penafiel, Entre os Rios e Paço de Sousa.

O concelho tem uma das maiores áreas florestais do Tâmega e Sousa e a ideia do município passa por apoiar os cerca de 400 homens e mulheres, que se dedicam a proteger, de forma voluntária, os mais de 212 km2 do concelho de Penafiel, isentando-os do pagamento do imposto, até 150 euros por ano, que corresponde ao valor médio do concelho de Penafiel.

Foi ainda divulgado que os bombeiros que não possuírem habitação própria vão beneficiar de uma contribuição municipal de apoio à renda, de montante idêntico. Recorde-se que o município tem já em vigor outras medidas para os bombeiros, nomeadamente a atribuição de um seguro de saúde e de uma tarifa social para a água e saneamento, para o agregado familiar do bombeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, destacou a importância de homenagear “os bombeiros durante todo o ano e não apenas na época de incêndios. Estamos gratos aos homens e mulheres que estão sempre disponíveis para prestar socorro no nosso concelho e não podemos esquecer, que os bombeiros são o pilar da proteção civil municipal”.

Importa ainda referir que o município de Penafiel foi o primeiro município a lançar um conjunto de medidas de apoio social alargadas a todos os setores da sociedade.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta