Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Visitantes de “copo e alma” na Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva

Visitantes de “copo e alma” na Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva

Já se beberam centenas de copos de vinho verde na 22.º edição da Feira do Vinho Verde, do Lavrador, da Gastronomia e do Artesanato de Castelo de Paiva, mas os visitantes continuam de “copo e alma” para mais um dia de certame.

Este sábado, os 80 expositores voltam a abrir para receber os amantes do vinho da Sub-Região de Paiva, que possui características distintas entre si.

Entre os vários vinhos possíveis de degustar nesta feira, é o vinho verde quem reina a preferência. Os vinhos variam entre os 11 e os 13% de álcool, frescos na boca. As castas, variam consoante a barraca visitada.

Ainda assim, os produtores garantem que há vinhos para todos os gostos. “Há vinhos para acompanhar com entradas, com canapés, com tapas, mas também temos por exemplo o Avesso, que fica muito bem com assados, ou o tinto, que acompanha bem com pratos como rojões, pela sua acidez”, explicou o engenheiro Guedes da Costa, da Casa de Algar.

Castelo de Paiva oferece condições favoráveis à produção vinícola, como o solo e o clima. “São solos xistosos, porosos, que conferem aos vinhos desta região características muito interessantes. É por isso que Castelo de Paiva apresenta uma diversidade de vinhos muito grande e tem terruares muito diversos, como terruares com exposição a nascente, como é o caso da zona de Bairros. Isto faz com possamos fazer vinhos diferentes e com características distintas”, explicou Guedes da Costa.

Os produtores de vinho presentes nesta feira afirmaram que o evento ajuda a estabelecer contactos importante na área, assim como dá a comprovar aos visitantes a qualidade dos vinhos da Sub-Região do Paiva.

Este sábado, os visitantes vão poder comprovar a qualidade do vinho e divertirem-se.

O dia começou com a iniciativa desportiva Trilho das Vinhas de Bairros, com melhor da cozinha tradicional paivense a estar em evidencia à hora do almoço e jantar, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub-região de Paiva.

A noite vai ser animada pelo Grupo de Danças e Cantares do Paraíso e Rancho Folclórico da Senhora das Amoras, e a atuação do grupo Postas de Bacalhau. 

Os Populares Bairristas vão proporcionar um baile popular, deixando a animação de rua a cargo da Bandinha da Alegria e da Tuna Académica Lusíada Porto, terminando a jornada festiva com atuação do agrupamento musical Pé de Dança no palco principal e DJ Bruno Falcão pela madrugada fora.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta