Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Felgueiras: “Praça das Artes 2019” está a chegar e não faltam novidades

Felgueiras: “Praça das Artes 2019” está a chegar e não faltam novidades

Arranca esta sexta-feira, dia 5 de julho, a “Praça das Artes 2019”, ação que pretende promover a dinamização urbana no concelho de Felgueiras através de atividades de caráter cultural, lúdico e pedagógico. A cerimónia de inauguração realiza-se a partir das 18h30 na Praça Dr. Machado de Matos.

Organizada pela Artes, Cultura e Lazer E.M. (ACLEM) em parceria com o município, esta iniciativa, que se estende até dia 10 de agosto, apresenta um cartaz cultural que prima pela diversidade, com conteúdos que abrangem públicos de diferentes faixas etárias. As atividades vão girar em torno do património, da pintura, da gravura, da literatura, das artes de palco e do artesanato, temas que vão ser desenvolvidos em ateliers, workshops, oficinas e tertúlias.

No programa, estão previstos concertos de artistas de renome nacional, espetáculos de dança, peças de teatro e demonstrações gastronómicas. É esperado o envolvimento de vários intervenientes e instituições locais, como bandas de música, escolas de dança, artistas, escritores, pintores e artesãos.

Berg, Herman José, Jorge Fernando, Emanuel Moura e Supa Squad são alguns dos artistas que vão marcar presença no certame.

Na semana do património, destacam-se as comemorações do 29º aniversário de elevação de Felgueiras a cidade. Nesse âmbito, vão realizar-se uma cerimónia de homenagem a Ribeiro de Magalhães e o evento “Há Festa na Aldeia”, que decorre nas Freguesias de Pombeiro e Vila Fria.

Já na semana da pintura, vão estar em foco as oficinas e tertúlias levadas a cabo por Alberto Péssimo e José Emídio, tal como por outros artistas da terra.

A semana da literatura vai ser dedicada ao centenário do nascimento da célebre autora Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais célebres poetisas portuguesas do século XX. Para celebrar a data, vão estar em Felgueiras alguns importantes nomes da literatura portuguesa, que vão confraternizar com escritores e poetas locais no decorrer da semana.

A esta, segue-se a semana das artes do palco, que inclui serões de espetáculos de teatro, música e dança promovidos por agentes locais.

A “Praça das Artes 2019” finaliza com a semana do artesanato, durante a qual vão ser promovidos os produtos endógenos locais, como o bordado, o filé, a olaria e a arte de fazer sapatos à mão.

Paralelamente, Felgueiras vai ter ao longo do verão insufláveis, pistas de obstáculos e piscina com barquinhos para os mais novos. Para os mais velhos, as noites de fim de semana vão ser coloridas com a atuação de DJ’s locais.

Nuno Fonseca, presidente da autarquia, descreve a “Praça das Artes 2019” como “um local de referência para os felgueirenses, onde as pessoas se reúnem para conviver”. “Queremos que os felgueirenses mantenham o espírito de união demonstrado nos últimos tempos, que desfrutem os seus momentos de lazer em Felgueiras, e que se divirtam na sua cidade”, acrescentou o autarca.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta