Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Baião: Meia centena de pessoas viram estrelas na serra da Aboboreira

Baião: Meia centena de pessoas viram estrelas na serra da Aboboreira

Pela noite do passado sábado, dia 29 de junho, cerca de 50 pessoas efetuaram uma visita à serra da Aboboreira, em Baião, numa sessão que pretendeu aliar o património cultural daquele local à astronomia.

Os visitantes concentraram-se às 21 horas no núcleo de arqueologia do museu municipal, onde ficaram a conhecer as etapas construtivas dos dólmens e do ritual funerário, característicos do Neolítico, tendo ainda sido informados acerca do que iam poder observar de seguida no céu durante a noite.

A iniciativa continuou fora de portas com a visita ao dólmen de corredor de Chã de Parada I. Ali, o grupo pôde observar aquele exemplar da arquitetura megalítica da Aboboreira (o único dólmen de corredor e monumento nacional), bem como as suas gravuras ali patentes, recorrendo à técnica de luz e da sombra, utilizando-se um archote efetuado com tutano de vaca.

Mais tarde, de olhos postos no céu, a meia centena de visitantes procurou identificar constelações e planetas com recurso a um telescópio, tendo sido auxiliados por José Matos, professor da Universidade de Aveiro.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta