Penafiel Racing Fest é já um “fenómeno turístico”, garante o presidente Antonino de Sousa

Penafiel Racing Fest é já um “fenómeno turístico”, garante o presidente Antonino de Sousa

É já esta sexta-feira, dia 28 de junho, que se dá início à terceira edição do Penafiel Racing Fest, festival de desportos motorizados que promete animar as hostes visitantes até domingo no concelho de Penafiel.

Este trata-se de um evento único à escala europeia, dado o variado número de modalidades levadas a cabo num período de somente três dias. São elas o Rali Taça Joaquim Santos, Superenduro Urbano, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Históricos, Drag Race, e uma corrida popular de motos 50cc. A lutar pelos vários troféus em questão, são esperados pilotos de várias nações europeias: Portugal, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra e Bélgica.

O epicentro do Penafiel Racing Fest situa-se no Campo da Feira de Penafiel e na Assembleia Penafidelense. As provas vão ser realizadas maioritariamente no centro da cidade (Avenida Sacadura Cabral e Campo da Feira), zona circundante do Jardim do Sameiro, Praça da Escritaria, Variante do Cavalum e nas freguesias de Guilhufe, Urrô, Irivo, Rans, Duas Igrejas, Rio de Moinhos, Boelhe, Luzim e Vila Cova.

De forma a dar seguimento ao interesse crescente de que o Penafiel Racing Fest tem sido alvo edição após edição, a organização tem preparadas várias novidades para este ano. As zonas de espectáculo foram reforçadas com melhor sinalética, com mais zonas de estacionamento e melhores acessos. As provas de Super-Enduro e Trial 4×4 Urbano vão ter circuito novo, complementado com a atuação de artistas urbanos nas pistas. A Regularidade de Históricos vai passar pelas freguesias do concelho em dois troços do circuito do Rali Taça Joaquim Santos e a modalidade das Clássicas 50cc e 85cc vai ter melhores condições para o público e para os pilotos.

A segurança nas especiais, aliás, continua a ser priorizada pela organização, com a criação de zonas-espetáculo que permitem ao público estar perto da emoção e longe do perigo.

Ainda no que diz respeito a novidades, a introdução da Fun Zone vai garantir que ninguém, independentemente da idade, se vai aborrecer durante o evento. Naquele espaço, vão decorrer atuações de bandas ao vivo, dj set´s, e também com novidades com desportos radicais (parede de escalada, touro mecânico e insufláveis), radiomodelismo (provas de carros telecomandados com competição e testes abertos ao público), McDonald’s Rally Kids (corridas de carrinhos a pedais), praça de alimentação e parque de exposição de viaturas icónicas e de empresas ligadas ao setor.

Por fim, nota ainda para as presenças especiais do emblemático Ford Escort RS 1800 Diabolique, viatura onde o penafidelense Joaquim Santos se sagrou tetracampeão nacional, e ainda a presença da stunt driver Christine GZ, entre outras personalidades do mundo dos desportos motorizados.

Na antevisão do Penafiel Racing Fest, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, deu uma breve explicação sobre o evento, o qual traz à cidade cada vez mais visitantes: “esta não é uma prova, mas sim um conjunto de provas desportivas de várias modalidades que tornam a iniciativa única e distinta de todas as outras, que tem tido a capacidade de atrair milhares de pessoas para as ruas da cidade, tornando-a num fenómeno também turístico”.

O autarca de Penafiel adiantou ainda que a parceria com a Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural é uma aposta ganha uma vez que o “investimento tem retorno direto nos três dias de evento para o comércio local e um retorno incalculável para a promoção do concelho de Penafiel ao longo do ano”.

1 comentário

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário