Penafiel Racing Fest: Mais de 200 pilotos no Rali de Asfalto – Taça Joaquim Santos

Penafiel Racing Fest: Mais de 200 pilotos no Rali de Asfalto – Taça Joaquim Santos

A terceira edição do “Penafiel Racing Fest” está a chegar: entre a próxima sexta-feira e domingo, dias 28 e 30 de junho, decorre o evento que coloca Penafiel no mapa dos desportos motorizados, sendo seis as modalidades agendadas: Super Enduro Urbano, Taça Joaquim Santos, Drag Race, Trial 4×4 Urbano, prova de Regularidade em Clássicos Históricos e a prova das motos Clássicas de 50cc e 85 cc.

A “prova rainha” do “Penafiel Racing Fest”, contudo, é só uma: a Taça Joaquim Santos. Na sexta-feira e no sábado, a competição, que homenageia o antigo piloto de Penafiel que arrecadou vários títulos de destaque ao longo da sua carreira automobilística, vai transformar o concelho penafidelense num circuito de corridas para automóveis.

A Taça Joaquim Santos é, a par dos Clássicos Históricos, a única modalidade que se vai estender a outros pontos do concelho e não apenas ao centro da cidade de Penafiel. Para Joaquim Neves, presidente do Gondomar Automóveis Sport e principal organizador, este facto vai permitir a toda a população “ter um cheirinho – e um cheirinho bem grande! – da ‘prova rainha’ do ‘Penafiel Racing Fest'”.

Esta iniciativa realiza-se pela terceira vez e Joaquim Neves vê “grandes melhorias” desde a edição inaugural, sendo já algo ímpar à escala continental: “tem tomado proporções que, no primeiro ano, eram impensáveis! Organizar um evento desta magnitude num só fim de semana é algo único na Europa”, assegurou.

Dado o sucesso crescente, a ideia do “Penafiel Racing Fest” vir a ser inserido futuramente numa competição profissional começou a surgir nalgumas cabeças. No entanto, Joaquim Neves descarta essa possibilidade, já que “isso iria desvirtuar a prova em si”. “Queremos que o evento continue a ser uma festa da modalidade em Penafiel”, explicou o organizador.

 

 

No que toca a inscrições, constam na lista de pilotos vários elementos da região nomeadamente a equipa Quatro Quartos Motorsport composta por João Vinha, penafidelense que terá como navegador José Teixeira, atual navegador de Ricardo Teodósio, líder do campeonato nacional de ralis.

Jorge Ribeiro, também penafidelense, repete a participação mas desta vez com duas novidades. O navegador é Ricardo Sousa e o carro é novo, vai de resto pela primeira vez à estrada no Penafiel Racing Fest.

Quem vai estrear-se na Taça Joaquim Santos é Joaquim “Carvalhinho” que ao fim de 30 anos deixa o lugar de navegador para pilotar o Peugeot 208 ao lado de Bruno “Mocacar”.

As mulheres também têm destaque nesta edição e tudo porque a penafidelense Rita Faria e a navegadora Ana Leão se estreiam como a única dupla feminina da prova. Rita Faria parte com “o objetivo principal de chegar ao fim da prova” que assume ser especial por estar “em casa”.

Paulo Barros e Nuno Queiroz (Cenourinha) confirmam e estão de volta para “dar gás” na Taça Joaquim Santos.

Mas não são únicos. São mais de 200 pilotos inscritos para a prova “rainha” que terá ainda recordações a abrir os troços.

António Cunha Soares e esposa vão abrir a pista no carro de segurança que é uma grande homenagem a Joaquim Santos, não se tratasse do icónico Ford Escort RS 1800 Diabolique que deu o campeonato três vezes ao piloto penafidelense, nos anos de 1982, 1983 e 1984.

O carro “000” será o Adamastor, carro desportivo totalmente “made in Portugal” que continua em testes e que marca pelo segundo ano consecutivo presença no Penafiel Racinf Fest.

O carro “00” será pilotado pelo penafidelense Pedro Azeredo e navegado pelo empresário Paulo Meireles. E o carro “0” fica aos comandos de António Duarte, presidente da Associação Portuguesa de Pilotos de Automóvel, acompanhado por Eugénio Madureira.

Após a passagem destes nomes sonantes, a adrenalina não tem “travão” e só no final do dia de sábado, os motores voltam a silenciar, para aplaudir o novo vencedor da Taça Joaquim Santos.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta