Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Bombeiros de Entre-os-Rios celebraram 96 anos com viatura e novos membros

Bombeiros de Entre-os-Rios celebraram 96 anos com viatura e novos membros

Os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios celebraram no domingo, dia 16 de junho, os seus 96 anos de existência. Pelas 7 horas, iniciaram-se as comemorações com a habitual formatura geral da corporação, constituída por cerca de 70 voluntários e 15 efetivos, que rumaram até ao cemitério para prestarem homenagem aos bombeiros falecidos.

Pelas 10h30, os convidados foram recebidos no exterior do quartel, com a fanfarra a fazer a banda sonora de fundo e a dar início às celebrações.

Depois de reunidos os convidados, foi inaugurada a nova viatura dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios. O padre Daniel Quintela fez a bênção e, logo depois, os motores trabalharam pela primeira vez. A ambulância batizada vem colmatar uma necessidade inerente à população que os Bombeiros de Entre-os-Rios servem.

“Tem capacidade para levar duas cadeiras de rodas, uma maca rebatível, e cinco pessoas”, explicou o presidente dos bombeiros, José Pinheiro. A nova ambulância foi “a cereja no topo do bolo”, e é o espelho do investimento dos bombeiros. “Foi um investimento nosso, fruto das ajudas que nos chegam através de iniciativas que vamos fazendo, como a festa da francesinha. A população é cada vez mais prestável com a nossa causa”, revelou o presidente.

Depois de benzida a viatura, a corporação e seus convidados seguiu para uma sessão solene, momento em que não faltou emoção nos bombeiros e nos seus dirigentes. As palavras de apreço pelo trabalho desta corporação em prol da comunidade foram muitas.

“Festejar-se 96 anos é uma vida, é mais do que algumas pelas quais estes bombeiros lutam para salvar. É uma satisfação muito grande”, ressalvou o presidente dos bombeiros.

Vários membros desta corporação foram homenageados, assim como várias medalhas foram entregues. Entre beijos e abraços de felicitação, os testemunhos da entrega e dedicação dos bombeiros emanciparam-se nesta sessão solene. Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, Marco Ferreira, este aniversário celebra o que é o espírito dos seus bombeiros. “Ser bombeiro é salvar o próximo sem pensarmos em nós mesmos, não estamos aqui para ganhar nada, bem pelo contrário, estamos para perder e para ajudar os outros, esse é o lema que nos faz levantar todos os dias”, salientou.

Também os mais novos foram recebidos e marcharam já no espírito de ser bombeiro, onde o orgulho no novo grupo que integraram foi visível. “Tentamos sempre transmitir o nosso espírito de equipa aos mais pequenos que integram a nossa escolinha de Infantes e Cadetes, e que fazem toda a sua caminhada à espera de chegarem aos 18 anos e passarem a ser os nossos bombeiros”, salientou o comandante.

No final, foi servido um verde de honra aos presentes nas comemorações de mais um aniversário dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios.

Ficou o desejo por parte desta corporação em chegar aos 100 anos com a mesma honra, responsabilidade capacidade para atuar em prol da população que os bombeiros de Entre-os-Rios servem todos os dias.

Durante a cerimónia, os bombeiros fizeram questão de salientar que os seus equipamentos e viaturas servem não só Entre-os-Rios, como também as áreas envolventes como Penafiel, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e até Cinfães.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta