Crianças de Baião aprederam a “Ler com (c)alma”

Crianças de Baião aprederam a “Ler com (c)alma”

O projeto “Ler com (c)alma”, iniciativa da Biblioteca Municipal de Baião que envolveu a comunidade escolar do concelho, terminou no passado dia 7 de junho.

Dinamizado ao longo de 21 semanas, este plano, que tinha como intuito aliar a promoção do livro e da leitura à meditação, foi posto em prática junto dos alunos do 1º ciclo do Pólo Escolar de Carvalhais (Gestaçô), do 4º ano do Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere e dos alunos do 6º e 7º anos da Escola EB2,3 de Eiriz – Ancede.

No início de cada sessão, procedeu-se à leitura de um livro que abordava um tema específico de foro moral, como por exemplo o respeito pelos animais, pelas pessoas e pela natureza, o respeito pela diferença, a morte ou a tristeza. À leitura, seguia-se um momento de reflexão sobre o tema, no qual cada participante emitia a sua opinião ao restante grupo. De seguida, era feita uma meditação guiada, que incluía exercícios de respiração, para que os alunos experimentassem uma sensação de relaxamento e paz interior.

Após esta sessão, os alunos participavam no jogo “A Magia do Elogio”, que consistia em passar uma varinha mágica ao colega do lado e, ao fazê-lo, tecer-lhe um elogio. Esta atividade pretendeu incutir nos mais novos a prática de elogiar, assim como a promoção da autoestima dos participantes. No final, cada criança abraçava os colegas do lado, de modo a criar laços e promover a expressão de afetos.

Teresa Veiga, professora do 1º ciclo do Pólo de Carvalhais, mostrou-se satisfeita com a execução deste projeto para o desenvolvimento das crianças: “com a prática de meditação, os alunos estão mais calmos e também mais criativos na expressão escrita”, garantiu.

Apesar do projeto ter chegado ao fim junto da comunidade escolar, vão continuar a realizar-se, na Biblioteca Municipala, sessões de meditação abertas ao público em geral em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Todas as sessões são gratuitas, estando sujeitas a inscrição prévia.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta