Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Baião recebeu investigores Brasileiros, Eslovacos, Canadianos no I Encontro Iberoamericano de Estudos de Antropoceno

Baião recebeu investigores Brasileiros, Eslovacos, Canadianos no I Encontro Iberoamericano de Estudos de Antropoceno

Baião recebeu, no dia 13 de junho, um vasto conjunto de investidores estrangeiros. Brasileiros, Eslovacos, Canadianos e também portugueses visitaram o território, no âmbito do I Encontro Iberoamericano de Estudos de Antropoceno (EIBEA), que decorreu na Universidade do Minho, entre os dias 11 e 13 de junho. A iniciativa foi organizada pelo Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS), à qual o município de Baião se associou na organização.

O presidente da câmara, Paulo Pereira, recebeu o grupo de investidores. Tendo em conta que o tema deste encontro foi o meio ambiente e a sua proteção, Paulo Pereira referiu que de Baião tem vindo, ao longo dos anos, a desenvolver e dinamizar projetos e iniciativas que procuram contribuir para “a informação e formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes e que participem ativamente na preservação do meio ambiente”.

O EIBEA pretendeu constituir uma ocasião para estudiosos provenientes das Ciências da Terra, das Ciências Sociais e das Humanidades cruzarem as suas distintas abordagens e construírem um fecundo diálogo interdisciplinar sobre a problemática do Antropoceno. O efeito mais visível são as alterações climáticas com as consequências que daí advêm. O EIBEA projeta vir a funcionar como uma “zona de intercâmbio” regular para os Estudos do Antropoceno, reunindo anualmente alguns dos maiores especialistas em áreas como alterações climáticas, segurança alimentar, desafios tecnológicos, smart cities, governança de territórios, entre outros.

Antropoceno  é um termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra, quando as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta