Festas de São João em Alpendorada com mais dias e artistas

Festas de São João em Alpendorada com mais dias e artistas

O São João de Alpendorada, Várzea e Torrão vai ser festejado durante nove dias. Ao todo, são dois fins de semana onde a animação não vai faltar naquela que é a “maior referência de festas sanjoaninas do concelho de Marco de Canaveses, e até da região”, revelou o presidente da junta de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves.

Além de mais dias, este ano a Junta de Freguesia quis inovar, trazendo para até ao São João um cartaz com maior variedade musical. Vão manter “a prata da casa” com as marchas, que continuam a ser a maior atratividade em Alpendorada. No entanto, a junta quis “reforçar o cartaz com nomes nacionais para mudar um bocadinho”, revelou Domingos Neves.

“Havia muita gente que se queixava que não havia artistas”, destacou Domingos Neves. Em todo o caso, são as marchas o motivo pelo qual centenas de pessoas preferem o São João de Alpendorada em detrimento dos demais que acontecem em concelhos vizinhos.

Outrora já foram oito na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, mas este ano só quatro vão sair à rua. São elas de marcha do Memorial, de Carcavelos, de Várzea do Douro e da Escola de Lamas. Vilacetinho e Serrinha este ano ficaram fora da caminhada, algo que todas as marchas que vão sair à rua lamentaram, com tristeza.

Também o presidente de junta se mostrou “descontente” por ser um ano em que menos marchas vão animar a festividade. “A marcha de Vilacetinho não sai, embora não encontre explicação para tal. Já a marcha da Serrinha não vai sair por motivos de doença da pessoa que estava à frente da marcha”, salientou Domingos Neves. Na esperança que para o ano regresse, os elementos da marcha consideraram preferível aguardar pelo seu regresso, que esperam ser para o ano.

Este ano, a modernidade alia-se às tradições. “O povo gosta muito das tradições e, por isso, as mesmas foram mantidas”, frisou Domingos Neves. A música manteve-se num registo tradicional, com um cartaz variado para agradar a todos.

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta