Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Município de Paredes executa oito mil rastreios visuais a alunos do concelho

Município de Paredes executa oito mil rastreios visuais a alunos do concelho

Tem um olhar saudável é a máxima que o município de Paredes está a desenvolver através da realização de rastreios  visuais aos alunos das escolas do concelho. Esta é uma atividade implementada no no âmbito do projeto Paredes Educa – Construir Mais Sucesso, em parceria com o Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental do Centro de Física da Universidade do Minho (CEORLab).

Estima-se que os rastreios sejam feitos a cerca de oito mil crianças. Neste momento, já foram rastreadas três mil crianças do 1.º ciclo (dos 6 aos 10 anos) e cerca de mil do pré-escolar (dos 3 aos 5 anos) nos estabelecimentos de ensino do concelho de Paredes.

Com isto, pretendem conhecer a prevalência e a evolução dos problemas de visão das crianças, detetar problemas como erros refrativos e disfunções da visão binocular. Até porque a visão é um fator que pode comprometer o desenvolvimento visual e escolar das crianças. Após os rastreios, os encarregados de educação serão informados de modo a puderem atuar nos problemas visuais dos mais novos.

Depois de concluído o rastreio, os dados serão submetidos à aprovação do comité de ética da Universidade do Minho e tratados de acordo com as normas em vigor. Os resultados poderão ser usados, ainda, de forma anónima para a realização de trabalhos de investigação científica.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta