Ensino: Escola Superior de Tecnologia e Gestão há 20 anos a liderar o ensino superior no Tâmega e Sousa

Ensino: Escola Superior de Tecnologia e Gestão há 20 anos a liderar o ensino superior no Tâmega e Sousa

Em 2019, a ESTG, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, comemora o seu 20º aniversário. Sediada em Felgueiras, é parte integrante do maior politécnico do país, o Politécnico do Porto.

A ESTG, criada no ano 1999, é a única instituição de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa. Ao longo destes últimos 20 anos, muitos foram os marcos que ditaram a história da Escola, que contou com quatro direções e duas presidências. Inicialmente com 13 estudantes e uma licenciatura, a ESTG tem hoje 1500 estudantes e 21 cursos. A criação desta Escola decorreu de duas circunstâncias específicas. A primeira prendeu-se com a existência de um vazio de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa e a segunda com a existência de um tecido empresarial de natureza complexa e diversificada, caracterizado pela existência de pequenas/médias unidades de produção, de dominância industrial e de expressão monosetorial.

A circunstância específica de cada organização, mutável no tempo devido à ocorrência ou ausência de diversos fatores, exigem transformações e adaptações que levaram o Politécnico do Porto, em 2015, a qualificar e concentrar, em cada uma das suas oito escolas, os principais clusters para o ensino e formação. Esta reestruturação determina ainda uma alteração na denominação da ESTG, até então designada Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, e que passa a designar-se Escola Superior de Tecnologia e Gestão, refletindo a sua realidade. A ESTG tem sede em Felgueiras, mas é do Tâmega e Sousa, tendo também intervenção a nível nacional e internacional. Fica ainda claro o cluster de referência pretendido e assumido, a Tecnologia e Gestão.

Dorabela Gamboa, Professora na ESTG há 18 anos, assumiu a Presidência da instituição em 2014 e sublinha um dos principais objetivos da Escola “responder às necessidades da região, contribuindo com formação específica para as áreas e setores de atividade predominantes no território, assim como para os processos de inovação das empresas, através de projetos de investigação e de transferência de conhecimento científico e tecnológico”.

Em 2015, a ESTG inicia um conjunto de parcerias com os Municípios e Associações Empresariais do Tâmega e Sousa com vista à criação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Nível V). Atualmente a ESTG conta com sete destes cursos, ministrados em quatro concelhos do Tâmega e Sousa (Amarante, Felgueiras, Lousada e Penafiel). Este novo tipo de formação é mais um aliado no aumento da oferta formativa da Escola, que cresceu de forma significativa ao longo dos anos, contando atualmente com sete cursos de Licenciatura, 7 cursos de Mestrado e 3 Pós-graduações.

Em 2018, a ESTG cria uma Escola de Negócios: a Industry Business School (IBS). Para a Presidente da ESTG, a IBS “surge para disponibilizar um serviço fundamental às empresas, estando focada em formações especialmente concebidas para responder às suas necessidades”.

Ainda em 2019, a ESTG fará o lançamento oficial do Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics and Business Intelligence, [email protected], criado em parceria entre a ESTG e a empresa tecnológica PetaPilot. “A concretização deste projeto vai mais uma vez ao encontro da nossa missão, com o desenvolvimento de projetos inovadores com os nossos estudantes, que capacitem as empresas e treinem os futuros profissionais para o mercado de trabalho”.

O novo ano letivo trará novidades na finalização do projeto de arquitetura para a construção de um novo edifício na ESTG “O significativo aumento no número de alunos exige o crescimento também ao nível das infraestruturas”.

Durante o ano de 2019 e no âmbito das comemorações do 20º aniversário, a ESTG apresenta uma programação alargada, que iniciou em abril e prolonga-se até ao dia 18 de novembro, dia em que a ESTG cumpre oficialmente duas décadas de existência. A reflexão em torno destes 20 anos, o impacto na região e a partilha de experiências (materiais ou imateriais) serão apresentadas através do Ciclo 20 Anos, um programa de eventos e atividades que permitem avaliar o caminho percorrido e orientar a linguagem do futuro.

Para 2019/2020 mantêm-se disponíveis vagas para os 21 cursos que compõem a oferta formativa da ESTG, com Mestrados, Licenciaturas, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, bem como a oferta da escola de negócios IBS com várias pós-graduações e um MBA. A informação relativa a estes cursos está disponível em ESTG.IPP.PT

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta