Amarante: Edição 2019 do evento UVVA é um tributo a Amadeo de Souza-Cardoso

Amarante: Edição 2019 do evento UVVA é um tributo a Amadeo de Souza-Cardoso

Aproxima-se a quarta edição do UVVA (Universo do Vinho Verde Amarante), que terá lugar entre 14 a 16 de junho, no claustro do antigo convento de S. Gonçalo, na cidade de Amarante.

O ‘warm-up’ para o evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, com a presença do autarca José Luís Gaspar e do enólogo António Sousa, que foi desafiado pela organização a apresentar perante os jornalistas um conjunto de três vinhos da região associados a obras de Amadeo de Souza-Cardoso, o famoso pinto português nascido em Amarante, e que será homenageado na edição deste ano do UVVA.

“Trouxe vinhos que conheço bem e, neste desafio, penso que não podia escolher melhor”, começou por referir o enólogo natural de Marco de Canaveses, mas com negócio estabelecido em Amarante.

A primeira associação foi ao quadro ‘Paisagem’, “que retrata as montanhas de Amarante, aponta ao verde e à frescura, como o vinho e que interpreto”, começou por indicar António Sousa, que associou a esta obra um vinho da casta Azal, “bastante fresco, tendo sido considerado o melhor varietal da região no concurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes”.

Já um vinho da casta Avesso foi associado à pintura ‘Canção Popular e Pássaro do Brasil’, pois trata-se de “uma casta muito intensa, menos convencional no universo dos vinhos verdes e que me faz lembrar essa componente de calor retratada na obra do pintor amarantino”.

A terceira e última junção de obras do pintor a vinhos da região juntou a casta Padeiro de Basto à pintura ‘Cozinha de Manhufe’. Para António Sousa, esta associação tinha de ser feita, “pois este vinho rosado extremamente suave vai de encontro ao quadro,  e é produzido em terras que pertenceram à família de Amadeo de Sousa-Cardoso”.

dav

António Sousa indicou que a sua preferência neste desafio foi para as castas autóctones da região. “As castas Azal e Avesso começam a ser raras e os produtores têm de as valorizar, sob o risco de um dia se perderem”. O enólogo foi mais longe e indicou que a região “devia apostar mais no Avesso e menos no Alvarinho”.

Já para o autarca de Amarante, “o objetivo desta quarta edição é elevar ainda mais a promoção dos vinhos verdes, e ligar Amadeo a este evento foi uma associação agradável, assumindo-se como uma proposta de excelência”.

José Luís Gaspar explicou ainda que foi feito um convite aos restaurantes de Amarante, e dos municípios da região do Tâmega e Sousa, para que possam visitar o UVVA com um acompanhamento personalizado.

“Esta promoção do vinho verde feita no UVVA poderá em breve ir além do  próprio evento”, algo que está já em discussão na Associação de Municípios do Baixo Tâmega, referiu o autarca.

cof

Produtores de vinhos verdes juntam-se no UVVA

Enquanto evento enogastronómico, o UVVA junta produtores de Amarante e da região demarcada dos vinhos verdes com restaurantes, tasquinhas e confeitarias, que combinam os melhores sabores da cozinha tradicional de Amarante com a excelência do Vinho Verde.

No total, a edição 2019 do UVVA terá, como expositores, mais de três dezenas de produtores de Vinho Verde, a que se acrescentará uma representação de Moravia do Sul (República Checa), como região vínica convidada.

Do programa do UVVA, com abertura às 17:00 e cuja inauguração oficial acontecerá pelas 18:00 do dia 14, sexta-feira, constam provas e conversas sobre Vinho Verde, showcookings, por reputados chefs (Tiago Bonito, do Restaurante Largo do Paço; João Cura, Restaurante Almeja e Luís Américo, Puro 4050,Typographia Progresso, Boteco Mexicano e Cantina 32), bem como animação com música ao vivo, destacando-se, a 15, sábado, a atuação da banda “Capitão Mocho”.

O bilhete de entrada no UVVA tem um preço de cinco euros por pessoa e confere direito a um copo, porta-copos e a um voucher de descontos de 2,5€ na compra de vinho. Os ingressos estão disponíveis no local do evento, podendo também ser adquiridos na Blueticket e na FNAC.

Vitor Almeida
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.