Ensino: Associação Empresarial de Penafiel tem oferta diversificada na formação profissional

Ensino: Associação Empresarial de Penafiel tem oferta diversificada na formação profissional

A Associação Empresarial de Penafiel tem na sua diversificada oferta de serviços a área de formação.

Há cerca de 30 anos que tem disponível cursos do sistema de aprendizagem nas áreas das Ciências Informáticas, Comércio, Contabilidade e Fiscalidade, Desporto, Eletrónica e Automação, Eletricidade e Energia, Gestão e Administração, Hotelaria e Restauração, Saúde.

Outras áreas que ao longo dos anos têm tido disponível são a área de Formação, Segurança e Higiene no Trabalho, Serviço de Apoio a Crianças e Jovens, Secretariado e Trabalho Administrativo, Trabalho Social e de Orientação e Turismo e Lazer.
Com o compromisso de capacitar e melhorar a qualificação da rede empresarial dos seus associados, a AEP tem vindo a formar jovens que aprendem uma profissão, e empregados e desempregados a melhorar a sua qualificação.

Os cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens com idade inferior a 25 anos com o 9.º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12.º ano, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.
Dispõe ainda de formações modulares certificadas para empregados e desempregados em horário pós-laboral em variadas áreas com comércio, marketing e publicidade, finanças, banca e seguros, secretariado e trabalho administrativo. Ao todo são 20 áreas de qualificação profissional.

Dentro das formações modulares certificadas existe algumas áreas destinadas a desempregados de longa duração em horário laboral em sete áreas. Comércio, Ciências Informáticas, Saúde, Serviço de Apoio a Crianças e Jovens, Trabalho Social e Orientação, Hotelaria e Restauração bem como Turismo e Lazer.

No âmbito da formação não financiada a AEP tem ainda disponível outras formações para profissionais. Formação dos Professores das Políticas de Emprego e Formação (Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores), Formação Equiparada para atribuição de créditos da Ordem dos Contabilistas Certificados, Formação de Mediadores de Seguros devidamente homologada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (Curso Agentes, Corretores de Seguros ou Mediadores de Resseguros (ramos vida e ramos não vida) e Formação não financiada na área da saúde, línguas estrangeiras, informática, segurança, higiene no trabalho.

Mais recentemente, a Associação Empresarial de Penafiel integra a rede de Centros Qualifica, que tem como missão contribuir para o aumento da qualificação da população adulta, assente na valorização das aprendizagens adquiridas ao longo da vida, através do desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e/ou profissionais e através da possibilidade efetiva de aumento e desenvolvimento de competências com formação qualificante.

Este projeto tem como destinatários os adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação escolar (4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano) e/ou profissional e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

O processo RVCC destina-se a maiores de 18 anos que procurem obter uma qualificação escolar e/ou profissional e, excecionalmente, a jovens que não se encontram a estudar, em formação ou a trabalhar.

O RVCC Escolar permite a atribuição de uma qualificação escolar de forma a obterem o 4º, 6º, 9º e 12º ano.

Os candidatos podem ver as suas competências profissionais certificadas em áreas como o comércio, cuidados de beleza, hotelaria e restauração, eletricidade e energia, eletrónica e automação, floricultura e jardinagem e turismo e lazer.

A Equipa do Centro Qualifica da AEP é formada por um conjunto de técnicos especializados que garantem todas as condições para o desenvolvimento de um processo de excelência a todos quanto recorrem a este serviço.

Essa equipa é composta por um Coordenador, 4 TORV (Técnicas de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências) e por cerca de 20 formadores de diversas áreas.

De há 30 anos para cá, a formação prestada pela Associação Empresarial de Penafiel tem vindo a formar cada vez mais profissionais, capacitando o tecido empresarial da região, tornando-o também por isso mais apelativo para todos.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.