Jovens da região foram premiados em campeonato nacional de profissões

Jovens da região foram premiados em campeonato nacional de profissões

Entre os dias 21 a 24 de maio, a quinta edição do “CENFIM Skills” e a terceira edição do “Lusofonia 2019” disputaram-se simultaneamente em Ermesinde, Porto e Lisboa. Esta competição conjunta representa o campeonatos das profissões a nível nacional, tendo também participado três países da língua oficial portuguesa: Cabo Verde, Moçambique e Angola.

O objetivo do evento, para além de consagrar os vencedores nacionais, teve como intuito apurar os representantes de Portugal para o Campeonato Mundial “WORDSKILLS” , que vai decorrer na cidade chinesa de Xangai em 2021.

O núcleo de Amarante do CENFIM marcou presença na competição com onze concorrentes oriundos de vários municípios da região do Tâmega e Sousa, que representaram oito profissões do setor metalúrgico, metalomecânico e electromecânico: soldadura, serralharia civil, polimecânica, fresagem CNC, torneamento CNC, desenho industrial CAD, mecatrónica industrial e eletromecânica industrial.

A equipa amarantina deu-se bem no certame, tendo arrecadado oito medalhas: quatro de ouro, uma de prata, duas de bronze e uma “Best of Nation”.

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos marcoenses Luís Ferreira e David Monteiro (mecatrónica industrial), pelo felgueirense Roberto Gonçalves (soldadura) e pelo lousadense João Magalhães (serralharia civil).

Já a medalha de prata pertenceu ao amarantino Avelino Ribeiro (polimecânica), enquanto que as de bronze foram obtidas pelo marcoense Tiago Silva (fresagem CNC) e pelo celoriquense Jorge Seixas (torneamento CNC).

Por fim, a distinção “Best of Nation” foi atribuída ao já citado João Magalhães.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no CNEMA, em Santarém, no dia 24 de maio. Presentes no encontro nacional de jovens do CENFIM, que reuniu 1200 formandos, estiveram diversas entidades, entre as quais José António Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.