Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Paredes acolheu III Jornadas de Pediatria e II Jornadas de Neonatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Paredes acolheu III Jornadas de Pediatria e II Jornadas de Neonatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Terminaram esta sexta-feira, dia 7 de junho, as III Jornadas de Pediatria e II Jornadas de Neonatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). A Casa da Cultura de Paredes foi palco da iniciativa, que abordou, numa perspetiva multidisciplinar, vários temas relacionados com a criança e o recém-nascido.

O evento reuniu profissionais de Pediatria, Neonatologia, Neurologia, Fisiatria, Ortopedia, Dermatologia, Cirurgia, Oftalmologia e Segurança Infantil. O objetivo, segundo releva o CHTS em comunicado, passa pela “atualização e partilha de conhecimentos nas diferentes áreas de cuidados, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população em idade pediátrica”.

Na sessão de abertura do certame decorrida na quinta-feira, dia 6 de junho, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, anunciou o arranque do projeto “Alta Segura” no Hospital Padre Américo, em Penafiel. Este plano, dinamizado em parceria com a Associação Portuguesa de Segurança Infantil, pretende ajudar e esclarecer os pais relativamente ao uso da “cadeirinha”, de forma a que estes possam, aquando da alta hospitalar do seu filho, estar capacitados para colocar corretamente e sem receios a criança no automóvel.

Dispondo o CHTS da “segunda maior maternidade do Norte”, Carlos Alberto acredita que a instituição que dirige tem “uma enorme responsabilidade e, simultaneamente, um grande potencial”. ” A nossa preocupação é ir mais além nos cuidados às nossas crianças, garantido assim, à nossa população, que o Hospital Padre Américo é o sítio certo para nascer”, concluiu.

No primeiro dia da iniciativa, foi apresentado o NIDCAP, um programa individualizado de avaliação e cuidados centrados no desenvolvimento do recém-nascido, que visa minimizar o impacto negativo do ambiente das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais nos prematuros.

Ainda na quinta-feira, decorreram a palestra “Dor no recém-nascido e na criança” e uma sessão relacionada com o impacto das intervenções no neurodesenvolvimento no recém-nascido pré-termo.

Já esta sexta-feira, realizaram-se as seguintes palestras: “Cuidados cutâneos ao recém-nascido”, “Atualizações em Dermatologia Pediátrica”, “Parentalidade consciente e mindfulness”, “Resiliência na adolescência”, “Transporte no automóvel”, “Sono – estratégias e importância” e, por fim, “Especialidades médico-cirúrgicas – quando vigiar e quando referenciar em Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia e Ortopedia”.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta