Marco de Canaveses: “Mensagem” é o novo vinho que homenageia Manuel Moreira Coutinho

Marco de Canaveses: “Mensagem” é o novo vinho que homenageia Manuel Moreira Coutinho

A família Coutinho homenageou, na tarde de sábado, dia 25 de maio, o principal mentor do Grupo MCoutinho, o falecido Manuel Moreira Coutinho.

Numa reunião entre amigos no espaço de Tongobriga, foi apresentado o novo vinho produzido pela Quinta da Samoça, o projeto vinícola da família e que era uma das suas grandes paixões. “Mensagem” é o nome do vinho exclusivo que integra uma série limitada, em homenagem ao patriarca desta família, oriundo de Ariz, na freguesia de Bem Viver, Marco de Canaveses.

Neste evento não podiam faltar os netos e os filhos, que espelharam o orgulho no seu pai e avô. “Um apaixonado pela terra, por projetos e pelos vinhos”. É assim que os filhos de Manuel Moreira Coutinho o descreveram, com a voz tremida de saudade. “Valorizava a gente da terra e o que a terra dá, sempre pôs este amor pelo Marco em tudo o que realizava”, recordou Fernanda Coutinho, uma das filhas do homenageado.

Foi pela paixão que colocou em cada área que plantou, em cada pé de videira que regou, que a quinta cresceu. O novo vinho simboliza a passagem do legado que deixou para a sua família. “A Quinta da Samoça é um projeto à medida dele”, frisou a filha Fernanda Coutinho. Mas também ela já se tornou uma amante de vinhos e tem, com a restante família, continuado as pisadas do pai. É um projeto à medida dele, sempre se preocupou com todos, sempre quis inovar, sempre quis estar de bem com todos e trazê-los para o projeto.

O orgulho no trabalho que o seu pai desenvolveu é visível a cada palavra de Fernanda Coutinho. “Nunca mandou fazer, ele fazia. Sempre deu respostas ao que se propunha. Evoluiu muito em termos da produção de vinhos e ficava muito feliz ao ganharmos prémios, seja da rota dos vinhos, seja da comissão de vinhos verdes. Acho que ele se sentia reconhecido”, constatou.

Rolando Babo e Luísa Abreu, dois dos seus netos revelaram o que sentem pelo seu falecido avô. Primeiramente, saudade. Depois, reconhecimento. E é por isso, garantiu Fernanda Coutinho, que ambos os netos “dão o litro a sério pela quinta, têm horários, trabalham imenso, ganham como qualquer outro da quinta, tal como o avô lhes ensinou”.

O abraçar do projeto após o falecimento de Manuel Moreira Coutinho por parte dos filhos e netos deu-se pelo facto da Quinta da Samoça os inspirar. “Sentimos que o nosso pai ainda está no meio de nós, faz-nos estar mais próximo dele e sabemos que ele está noutro lugar a proteger-nos”, salientou.

“Esta paixão, enquanto podermos, vai ser para fazer cumprir e dar frutos”, contou. Este é um trabalho que já está a passar de geração em geração e o novo vinho exclusivo, num projeto novo, com site em reformulação, com uma “Mensagem” que está explícita no rótulo que é uma homenagem a legado que Manuel Moreira Coutinho.

A data da apresentação do vinho não veio ao acaso, visto que fez quatro anos, no dia 18 de maio, que se assinalou a data de partida deste empresário de Marco de Canaveses.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta