Escola Profissional de Felgueiras distinguida na Mostra Nacional de Ciência

Escola Profissional de Felgueiras distinguida na Mostra Nacional de Ciência

A Escola Profissional de Felgueiras (EPF) marcou presença na última edição da Mostra Nacional de Ciência, que decorreu de 30 de maio a 1 de junho. A escola felgueirense esteve representada com cinco dos 97 projetos em análise, tendo sido distinguida em várias categorias.

“Fireboot” é o nome do projeto desenvolvido pelos alunos Nelson Salgado, Maria Guimarães e Carla Cunha, que apresenta um robot concebido para auxiliar os bombeiros em situação de incêndio. Esta ideia foi premiada com o terceiro prémio, no valor de 750 euros, e com a participação na ISEF 2020 – International Science and Engineering Fair, USA.

Ana Duarte, Marco Monteiro e Paulo Costa desenvolveram o sistema “Invisual Help”, um equipamento idealizado para assistir na marcha e deslocações de pessoas com deficiência visual. Este conceito foi distinguido com a participação internacional na Zientzia Azoka, em Bilbao, em maio de 2020, e o quinto prémio, no valor de 400 euros.

Os alunos Diogo Pinto, João Martins e Pedro Macedo trabalharam num sistema modular hidropónico, que potencia a agricultura sustentável através do controlo eletrónico de todo o processo produtivo e consequente diminuição dos recursos utilizados, projeto que foi distinguido com uma menção honrosa.

Por sua vez, Andreia Alves, Rui Machado e Simão Pereira concorreram com o “SOS Button”, um sistema de alerta e localização de pessoas em situação de perigo, especificamente direcionado para pessoas idosas ou com mobilidade e autonomia reduzidas.

O “SIQ – Sistema Interativo para Quadros”, que transforma, com apenas um projetor e um computador, qualquer superfície ou quadro estático num quadro interativo foi concebido pelos alunos Diogo Durães, Paulo Monteiro e Paulo Sampaio.

Importa ainda referir que no passado mês de maio, a EPF esteve representada na ISEF, nos Estados Unidos, participação que surgiu pelos prémios alcançados no ano letivo anterior, e já no próximo mês de julho, o clube de robótica vai estar representado nos Mundiais de Robótica em Sidney, na Austrália, enquanto outros projetos estarão no 37th Youth Science Meeting.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.