Baião: “Portugal Mountain Rescue Summit 2019” arrancou hoje

Baião: “Portugal Mountain Rescue Summit 2019” arrancou hoje

Por volta das 15 horas deste sábado, dia 8 de junho, deu-se início ao “Portugal Mountain Rescue Summit 2019”, que decorre em Baião até à próxima segunda-feira, dia 10. A iniciativa, que é organizada pelos Bombeiros Voluntários de Baião em conjunto com a Escola Portuguesa de Salvamento, vai trazer ao concelho cerca de 60 equipas de busca e salvamento nacionais

A primeira iniciativa do evento tratou-se do “Fórum Prevenir para Proteger”, que decorreu no auditório municipal. Um dos oradores da palestra, que contou com a presença do presidente da autarquia Paulo Pereira, foi Gonçalo Oliveira, comandante da equipa de resgate e salvamento SUBZONE, de Monção.

Ao Jornal A VERDADE, o líder daquela corporação referiu que a sua intervenção pretendeu explicar à plateia “qual a importância das organizações de voluntariado de Proteção Civil na sociedade”, organizações essas que, afirma, têm de saber trabalhar conjuntamente. “Quanto mais vezes trabalharmos juntos, os nossos conhecimentos vão-se tornando uniformes, as formas de atuação vão sendo complementares, para que, todos juntos, possamos fazer um bom trabalho no serviço à comunidade”, afirmou.

Amanhã e segunda-feira, é a vez de as corporações entrarem em ação, estando agendada a realização de exercícios de busca e salvamento nas serras do Marão (dia 9) e da Aboboreira (dia 10).

Na qualidade de anfitrião e organizador do evento, José Costa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião, revelou um pouco do programa reservado para os participantes em ambos os dias. O nível dos desafios será elevado, até porque, segundo afirma José Costa, “a Aboboreira e o Marão são locais com vários obstáculos, onde podem acontecer catástrofes – como já aconteceram”.

Este domingo, as equipas vão deparar-se com “vários obstáculos bastante duros no Marão – não reais, mas quase. Vão ser lá colocadas vítimas em situações complicadas para as resgatar”, revelou.

“Na segunda-feira, na Aboboreira, vamos ter a simulação da queda de um avião, onde teremos vítimas espalhadas por vários quilómetros e vamos fazer a busca e o resgate por essas mesmas vítimas”, anunciou o comandante.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.