Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Ensino: “Design de Equipamentos” continua a ser aposta da Escola Profissional da Pedra

Ensino: “Design de Equipamentos” continua a ser aposta da Escola Profissional da Pedra

Alpendorada, Várzea e Torrão no concelho de Marco de Canaveses é conhecida pela “terra da pedra” e não é por acaso. Da extração à transformação, chegando à exportação, muita riqueza para o país parte desta freguesia.

Sendo referência no mundo dos negócios, a importância e necessidade em formar profissionais na área urge há já várias décadas.

Em 1989 surgiu a Escola Profissional Centro de Estudo e Trabalho da Pedra direcionada para formar profissionais intermédios capazes de adicionar valor aos nossos recursos naturais através do design. A partir do ano letivo 2007/2008, a Escola da Pedra adaptou-se às necessidades do mercado atual oferecendo áreas artísticas mais diversificadas.

Este estabelecimento de ensino ocupa um edifício de 1400m2, com instalações que oferecem salas de formação específicas para as disciplinas teóricas e práticas, salas de informática, ateliers, laboratórios, oficinas e outros equipamentos de apoio à formação tais como mediateca, biblioteca, acesso à internet, reprografia e cantina/bar.

Para o ano letivo 2019/2020, a Escola Profissional CEP, terá disponível o curso de Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho que tem “bastante procura na região. Já tivemos o curso em 2011, agora as empresas voltam a necessitar, e consideramos que devíamos voltar a lecionar”, avançou Conceição Neves, diretora da escola. Este curso tem cerca de 95% de empregabilidade no seu término, dupla certificação e com o CAP, facto que os deixa capacitados para assinar as inspeções na área da higiene e segurança no trabalho. Por tudo isso, a escola espera “uma franca adesão por parte dos alunos”.

Outro dos cursos disponíveis é o de Design de Equipamentos que nos últimos anos tem formado dezenas de profissionais. Segundo Conceição Neves “a turma do ano passado, numa das empresas onde estagiaram, só não ficou a trabalhar quem não quis. De resto, todos ficaram empregados”, avançou a diretora explicando que a empregabilidade deste curso ronda os 100%.

Este curso é apelativo pela componente prática. Os alunos têm as disciplinas gerais, que lhes permite continuar os estudos, caso pretendam, no entanto, têm uma carga horária bastante prática. “Os alunos que nos chegam para os cursos profissionais querem mais a parte prática e não tanto teórica. Por isso nas aulas eles criam os projetos e colocam-nos em prática. As horas de estágio colocam-nos em contexto de trabalho e eles para além de gostarem imenso saem muito preparados”.

A Escola Profissional CEP continua a ter disponível os cursos de Educação e Formação (CEF) em cantaria artística, um curso com muita saída profissional já que “as empresas sentem muita falta de canteiros porque há um estigma de que trabalhar na pedra é muito duro, e atualmente já não é. As máquinas ajudam imenso. Para além de que este curso é muito apelativo pela parte prática e os alunos que optam pelo CEF preferem aulas práticas”, garantiu Conceição Neves.

Uma das mais valias desta escola é a parte prática. A escola possui uma oficina onde os alunos podem pôr em prática o que aprendem nas salas de aulas. “É o que mais cativa os alunos. Pela oficina e pelas aulas que têm em contexto laboral nas empresas onde temos protocolos”, explica a diretora.

De salientar que o ensino profissional tem a particularidade de ser constituído por turmas mais reduzidas, o que faz com que o ambiente seja mais familiar e com um acompanhamento mais próximo, recuperando muitas vezes jovens que até então estariam “perdidos”.

O ensino é totalmente gratuito, tendo ainda uma bolsa de apoio aos estudos. Os alunos recebem um subsídio de alimentação, dado que a escola não tem a capacidade de servir refeições, e a escola garante, ainda, o transporte para os que assim necessitarem.

As inscrições para os cursos para o ano letivo 2019/2020 estão abertas e podem ser feitas presencialmente na Escola Profissional CEP em Alpendorada, Várzea e Torrão e na página oficial do Facebook em  https://www.facebook.com/EPCEP.pt/

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta