Municípios de Amarante, Baião e Penafiel lamentam morte de Agustina Bessa-Luís

Municípios de Amarante, Baião e Penafiel lamentam morte de Agustina Bessa-Luís

Os municípios de Amarante, Baião e Penafiel emitiram comunicados de pesar pelo falecimento da escritora Agustina Bessa-Luís, que morreu esta segunda-feira, dia 3 de junho, aos 96 anos.

A escritora é natural da freguesia de Vila Meã, no concelho de Amarante e, por este motivo, o presidente da Câmara Municipal, José Luís Gaspar, vai propor ao executivo municipal um voto de pesar pela morte da autora. A proposta será apresentada em reunião que se realiza esta terça-feira, dia 4 de junho.

Por sua vez, o presidente do município de Penafiel, Antonino de Sousa, lamentou a perda “de um dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea” e recordou a homenagem que o município lhe prestou no Escritaria de 2010. “Foram três dias de uma grande homenagem, em vida, que envolveu todos sem exeção”, sublinhou.

O autarca garantiu que a escritora “ficará nos nossos corações e nas nossas memórias, e imortalizada para sempre na sua grande obra”.

Também o município de Baião quis prestar uma homenagem à escritora, relembrando que Agustina Bessa-Luís inspirou-se “em Baião para escrever uma das suas inúmeras obras, onde brilhantemente imortalizou a paisagem baionense”, referindo-se ao romance conhecido em 1979 “Fanny Owen”, que conta a história do relacionamento entre José Augusto, homem rico, culto, de hábitos fúteis e de insípido prazer, apaixonado por Fanny Owen, uma mulher inglesa e que se passa na Casa do Lodeiro, em Santa Cruz do Douro. “Uma história que correu mundo e que confirmou a nossa terra como uma «terra de cultura»”, concluiu o município.

Recorde-se que o Governo Português decretou luto nacional para esta terça-fera, dia 4 de junho, considerando que se perdeu “uma das mais notáveis escritoras contemporâneas” .

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta