Ensino: EPAMAC com nova residência no ano letivo 2019/2020

Ensino: EPAMAC com nova residência no ano letivo 2019/2020

A Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses, EPAMAC, já tem disponível as inscrições para os cursos profissionais de Técnico de Gestão Equina, Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Produção Agropecuária.

A escola considerada em 2018 como a “Melhor Escola Profissional Agrícola do País”, no raking das escolas, vai contar para o ano letivo 2019/2020 com uma nova estrutura residencial com capacidade para receber 110 alunos.

“O alojamento que temos disponível está em debilitadas condições, pelo que a nova residencial vai trazer um novo conforto para os alunos que usufruem do nosso sistema de internato”, avançou Pedro Martins, diretor da EPAMAC.

O sucesso escolar desta escola profissional tem trazido mais alunos para o estabelecimento de ensino e para o ano letivo 2019/2020 o número de vagas pode vir a ser “poucas para a procura que já estamos a ter nesta altura”, afirmou Pedro Martins, também diretor pedagógico.

Este sucesso também se deve ao facto de ser um ensino “totalmente gratuito”, garante o diretor Pedro Martins. “Estudar na EPAMAC não custa nada”, diz o diretor e o slogan da escola até porque os cursos profissionais lecionados são comparticipados por apoios europeus do POCH e Portugal 2020 que garantem a cobertura das despesas do ensino, transporte, visitas de estudo nacionais e internacionais, material escolar e alojamento, caso justificado.

A procura por este estabelecimento de ensino de referência na agricultura tem criado interesse em outros municípios nomeadamente Penafiel que através do protocolo celebrado entre a EPAMAC e a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale do Sousa têm vindo a desenvolver vários projetos no âmbito das certificações de produtos endógenos. Com esta envolvência, surgiu a possibilidade de ser lecionado na sede da confraria o curso de Técnico de Controlo Alimentar em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel.

“A proposta é que se abra meia turma de Técnico de Produção Agropecuária e meia turma de Técnico de Controlo Alimentar. As condições são asseguradas dentro do protocolo entre as três entidades por isso esperamos que haja alunos para podermos arrancar já em setembro para o ano letivo 2019/2020”, assegurou o diretor Pedro Martins.

A EPAMAC recebe no estabelecimento situado em Rosém, na freguesia de Avessadas e Rosém, no Marco de Canaveses, alunos de todo o país e jovens oriundos de países da CPLP que encontram nesta escola “um caminho para a profissionalização com o apoio direto da escola”, confirmou o professor António Correia, que vê nesta escola “um futuro melhor para estes jovens que saem das suas terras para adquirirem conhecimentos práticos para colocarem em prática no seu regresso”.

A Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses tem vindo a contribuir, ao longo dos seus mais de 25 anos de ensino para o desenvolvimento pessoal e social e para a qualificação da mão-de-obra da região, através da sua colocação no mercado de trabalho. A taxa de inserção no mercado de trabalho é superior a 70%, sendo que muitos dos jovens que chegam numa primeira fase convictos de terminar a sua formação pela EPAMAC, continuam os seus estudos entrando no ensino superior.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.