Crianças de Penafiel participam na atividade “Agora Falo Eu!”

Crianças de Penafiel participam na atividade “Agora Falo Eu!”

A Câmara Municipal de Penafiel, em conjunto com a Ader-Sousa, estão a executar uma investigação que pretende estabelecer modelos complementares e alternativos de educação que ensinem as crianças do concelho fundamentos sobre cidadania e participação cívica.

Nesse sentido, foi criado o “Agora Falo Eu!”, jogo que contém oito cartas com perguntas e 120 cartas de imagens. A ideia é que, através as cartas de imagens que lhes são fornecidas, as crianças respondam às cartas de perguntas. Essas questões pretendem aferir quais as preferências ou as preocupações das crianças, a forma como gostam de trabalhar ou de se divertir e quem querem envolver nessas atividades.

O jogo destina-se a crianças com idades entre os sete e os 13 anos que frequentem o 1.º ou 2.º ciclos do Ensino Básico, sendo que cada jogo pode ter entre quatro a sete participantes.

O “Agora Falo Eu!” foi testado recentemente no Centro Escolar de Penafiel para perceber a metodologia e aferir a reação dos alunos relativamente à atividade.

Descrevendo este como um “jogo muito interessante”, Susana Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, esteve presente na iniciativa, onde salientou a importância desta medida para o desenvolvimento das crianças. “O jogo permite aos mais novos o contacto com as temáticas de cidadania e a participação em dinâmicas democráticas, dando a palavra às crianças na definição dos seus interesses na área da cidadania e na identificação dos meios mais indicados para trabalhar a cidadania e a participação cívica junto deles“, referiu.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta