Penafiel celebra 500 anos da receção da carta de Foral

Penafiel celebra 500 anos da receção da carta de Foral

Esta sexta-feira e sábado, dias 31 de maio e 1 de junho, o município penafidelense vai comemorar os 500 anos do Foral de Penafiel, concedido por D. Manuel I em 1519.

A partir das 21h30 de hoje, vai realizar-se no auditório do Museu Municipal a conferência “Os Forais de Penafiel e do Termo do Porto”, que tem como principais oradores Francisco Ribeiro da Silva, Professor Catedrático da Universidade do Porto, e José Coelho Ferreira, autor da obra “Forais de Penafiel”.

À palestra, seguem-se a atuação musical do grupo Viola Quartet, a declamação de texto do Foral, por Fernando Soares, e ainda uma exposição dos forais de Penafiel.

Já no sábado, a partir das 20h30, a Praça do Município será palco da recriação teatral da entrega do Foral de Penafiel. Para encerrar as comemorações, as Bandas Musicais de Rio Mau e de Rio de Moinhos vão atuar no Largo da Ajuda pelas 21h45.

Apesar do Foral ter sido entregue no século XVI, o território penafidelense já existe desde o século XI. O nome de Penafiel teve origem na Peña ou Penha, que constitui o Castelo, próximo do Reguengo, em Oldrões.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta