Baião e Marco de Canaveses encerraram ciclo de palestras “Empreender na Escola e depois da Escola…”

Baião e Marco de Canaveses encerraram ciclo de palestras “Empreender na Escola e depois da Escola…”

A iniciativa “Empreender na Escola e depois da Escola…” teve as suas últimas sessões em Cinfães e na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses (EPAMAC).

Estas sessões visam dar dicas sobre o empreendedorismo através do contacto e de especialistas e profissionais aos alunos do 12.º ano do profissional. A Presidente da AEB, Maria Miguel, apresentou o projeto aos alunos das escolas e ressalvou a importância desta atividade junto dos alunos. A ambas as escolas foi mostrado o vídeo “Território Douro Verde”.

Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do projeto “Economia Ativa no Douro Verde”, apoiado ao abrigo do Sistema de Apoio às Ações Coletivas do Norte 2020 – Promoção do Espírito Empresarial em Territórios de Baixa Densidade, a Associação Empresarial de Baião, como entidade co-beneficiária deste projeto, juntamente com a Dolmen.

Cinfães fez-se representar por 80 alunos do 12.º ano do ensino profissional. A sessão iniciou com as boas vindas feitas pelo psicólogo e coordenador dos Serviços Técnico Pedagógicos da Escola, Daniel Campos.

Foram apresentadas técnicas por representantes do Centro de Emprego de Penafiel acerca da “Procura Ativa de Emprego e Criação do Próprio Emprego”, assim como técnicos do GIP abordado o tema da Procura ativa de Emprego – Elaboração do Currículo, Carta de Apresentação e Entrevista de Trabalho; a sessão contou ainda com a presença de Paulo Dinis, diretor executivo do CETS (Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa), que falou aos alunos sobre o Empreendedorismo Jovem.

Em Cinfães, foi Tânia Carvalho a jovem empreendedora que deu o seu testemunho, contando a sua decisão em apostar em Baião.

Cerca de 50 alunos da EPAMAC receberam a iniciativa no dia 23 de maio, tendo finalizado o ciclo de palestras. A sessão iniciou com as boas vindas feitas pelo diretor da EPAMAC, Pedro Martins, seguindo-se a presidente da AEB, Maria Miguel, que apresentou o projeto e ressalvou a importância desta atividade junto dos alunos.

Como oradores desta sessão esteve presente Patrícia Castro, Consultant & Business Strategist, que apresentou aos alunos o tema “Da Adversidade à Felicidade”; seguiu-se a participação de José Martino, CEO da empresa de consultadoria agrícola “Espaço Visual” e “Ruris”, que abordou a “Valorização dos Recursos Endógenos”. A sessão contou ainda com a presença de Paulo Dinis, diretor executivo do CETS (Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa), que falou aos alunos sobre o Empreendedorismo Jovem.

Para finalizar a sessão, tivemos o testemunho de uma ex-aluna da EPAMAC, Isabel Melo, uma jovem empreendedora, responsável pela “2ToMoments”, e protagonista de outros projetos.

Estes oradores, especializados em diversas áreas, partilharam conhecimento a estes alunos e as temáticas abordadas permitiram criar uma motivação para a mudança, incentivando os alunos a serem empreendedores em qualquer circunstância das suas vidas.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta