Marco de Canaveses: Centro de Saúde dos Pequeninos vai desmistificar papel do médico

Marco de Canaveses: Centro de Saúde dos Pequeninos vai desmistificar papel do médico

A Unidade de Saúde Familiar (USF) do Tâmega, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Marco de Canaveses, a USF do Marco, a USP, a URAP e os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, vai promover, de 27 a 31 de maio, a iniciativa “Centro de Saúde dos Pequeninos”.

Esta atividade é organizada no âmbito do Dia Mundial da Crianças e é direcionada às crianças dos 3 aos 6 anos, que frequentam os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses e do Agrupamento de Escolas n.º 1 do Marco.

No total serão cerca de 600 crianças a participar na iniciativa, que se inspira no projeto “Teddy Bear Hospital”, e que consiste em desmistificar o papel dos médicos e dos enfermeiros junto dos mais pequenos, sendo adaptado à realidade dos centros de saúde, onde vão ser introduzidas valências relacionadas com os cuidados de saúde primários.

Os mais novos, que serão médicos por um dia, têm de se fazer acompanhar de um brinquedo que será o seu utente. Esta iniciativa visa proporcionar, às crianças envolvidas, momentos de educação para a saúde, em ambiente acolhedor, educativa, desafiador e de brincadeira.

As crianças terão de percorrer um percurso, onde vão estar em contacto com as diferentes áreas de uma unidade de saúde, nomeadamente: contacto administrativo, gabinete médico, gabinete de enfermagem e salas de educação para a saúde (nutrição, proteção solar, afogamentos), finalizando com uma visita a uma ambulância.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta