Penafiel: Festival Caldo do Pescador chega a Sebolido com a recuperação da tradição dos sabores

Penafiel: Festival Caldo do Pescador chega a Sebolido com a recuperação da tradição dos sabores

Há quem ainda faça sopas com muita batata, massa, feijão e com carne de porco a cozer até largar a gordura e o sabor no caldo. É precisamente esta a base que vai ser apresentada por associações da freguesia de Sebolido, em Penafiel.

Este ano, o Fim de Semana Cultural vai dar local ao “Festival Caldo do Pescador – Sebolido em Festa”, com estas sopas a serem servidas aos visitantes. O evento decorre entre os dias 7 e 9 de junho, na freguesia.

“Este era um prato que os pescadores antigamente consumiam com regularidade pois dava muito sustento para o árduo trabalho que tinham durante o dia”, explicou o presidente de junta Fábio Correia. Recuperar memórias e tradições era o objetivo desta edição e, por isso, encontraram no caldo o mote para esta edição. “Tendo em conta que Sebolido é terra de pescadores, consideramos a melhor tradição a apresentar, aliando os sabores da terra”, explicou.

A iniciativa vai proporcionar animação musical, gastronomia e artesanato e incluir a celebração do dia mundial da criança. Esta iniciativa pretende dinamizar, aglomerar e fazer representar os mais variados tipos de cultura, com o propósito da promoção e representação da cultura local, procurando atingir as diferentes faixas etárias da população.

O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Sebolido, com a colaboração das associações locais, como “Sebolido Activo”, “A.D. Sebolido”, “Centro Recreativo e Cultural de Sebolido”, “Associação de Pais do Centro Escolar do Douro”, assim como da Câmara Municipal de Penafiel.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta