Dia da Criança e Feira Social chega a Castelo de Paiva com dezenas de atividades culturais

Dia da Criança e Feira Social chega a Castelo de Paiva com dezenas de atividades culturais

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai realizar mais uma feira social. Esta iniciativa decorre pelo 13.º ano consecutivo e visa mostrar o trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas e fortalecidas durante a sua atividade.

As atividades vão decorrer no Largo do Conde, envolvendo todos os parceiros da rede social para a concretização de uma jornada social que ao longo de dois dias, e vai potenciar uma intervenção em diversas áreas de atividade, abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.

O presidente da câmara, Gonçalo Rocha, mostrou o seu desejo em ver este certame a tornar-se um evento de referência, “e que a população possa partilhar uma convivência saudável e feliz”.

A Câmara Municipal, como entidade parceira, pretende continuar a conjugar esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social, assim como ir ao encontro das pessoas mais necessitadas.

 “Entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos”, referiu o autarca.

A feira arranca dia 31 de maio com uma ação de sensibilização por parte da GNR para a “Condução Segura”, estando a sessão de abertura agendada para as 15 horas. Vai marcar presença no evento o presidente da câmara, o vereador da Ação Social, José Carvalho, o diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, para logo a seguir registar-se a apresentação dos Projetos “Repara“ e do Balcão da Inclusão. Segue-se a habitual visita pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame.

Durante a tarde está também marcada uma demonstração de meios dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e de atividades com a GNR, bem como algumas apresentações do Projeto RIAA. A animação vai acontecer durante a noite pela “Banda LMC”, que é constituída por elementos do município.

O programa para sábado, dia 1 de Junho, inicia-se com uma caminhada, uma Aula de Zumba, e atividades desportivas com jogos tradicionais, torneio de sueca e artes e ofícios, seguindo-se a entrega de prémios do Campeonato Municipal de Bóccia Sénior sendo que, às 12h30 horas, realiza-se mais uma edição do Festival das Sopas  (Arca do Sabor) com a participação de 10 entidades.

Durante a tarde, para além de rastreio, mural de pinturas e insufláveis, atelier de turismo e ambiente e mascotes, estão agendadas diversas atividades de animação, lúdicas e recreativas. Para tal, a música tradicional chega ao Largo do Conde com o Rancho Folclórico Infantil do CS do Couto Mineiro do Pejão, uma apresentação sobre a evolução da sociedade pela vertente teatral dos alunos do centro de estudos “Saber+”. A dança sobe ao palco com a Academia de Dança de Castelo de Paiva. Também o Projeto MICAS vai fazer uma apresentação, assim como a APPACDM de Castelo de Paiva.

O programa da noite será preenchido com um espectáculo musical com a participação da Tuna da Universidade Sénior de Castelo de Paiva, registando-se, depois, a realização da segunda edição do Concurso “Got Talent Castelo de Paiva”, cujo objetivo principal é potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas. Este evento é organizado pela Rede Social de Castelo de Paiva e visa procura novos valores.

gente que se possa distinguir nas mais diversas áreas artísticas e culturais, propondo-se também, dá-los a conhecer no concelho, através da organização de um espectáculo que vai trazer visitantes ao concelho.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta