Santa Maria de Cárquere move peregrinos até Resende este fim de semana

Santa Maria de Cárquere move peregrinos até Resende este fim de semana

No próximo dia 26 de maio, Resende vai receber os peregrinos que rumam até ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere que, anualmente, acontece no quarto domingo de maio.

Neste dia, é tradição que as povoações de todas as freguesias vizinhas se juntem diante da Santa Maria de Cárquere, em procissão e com as suas cruzes e os seus estandartes. A tradição remonta à Alta Idade Média e, domingo, vai voltar a cumprir-se.

A festa religiosa tem início no sábado, pelas 10 horas com a procissão em direção à igreja, seguindo-se uma missa. Durante a tarde há um leilão. Pelas 21 horas acontece uma missa e sermão a nossa senhora. Ás 22 horas sai à rua a procissão das velas que culminará com uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, dia 26 de maio, há uma missa na capela de Santa Luzia em direção à igreja pelas 8 horas e, pelas 10 horas, dá-se a organização da procissão nos locais tradicionais. Depois da procissão decorre uma missa campal. As celebrações terminam com a procissão ao santíssimo pelas 17 horas.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta