Tâmega e Sousa promoveu o “Made in Portugal” junto de empresários em França

Tâmega e Sousa promoveu o “Made in Portugal” junto de empresários em França

As entidades que compõem o consórcio ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’ estiveram reunidas na passada sexta-feira, dia 17 de maio, com os representantes da Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), com vista à promoção do território e dos empresários da região.

Esta reunião veio no decorrer de um primeiro protocolo de cooperação estabelecido entre o setor empresarial de França e Portugal, no decorrer do III Encontro de Investidores da Diáspora que decorreu no passado mês de dezembro, em Penafiel.

Aproveitando a presença em Paris para participar no Salão do Imobiliário e do Turimo Português que decorreu naquela cidade francesa de 17 a 19 de maio, os responsáveis do Tâmega e Sousa reuniram com os membros desta câmara do comércio e indústria, que representa cerca de mil empresários em toda a França.

O encontro serviu sobretudo para divulgar a região do Tâmega e Sousa, e contou com a intervenção de Telmo Pinto, diretor executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS). “Sendo esta uma das câmaras do comércio mais dinâmicas que conhecemos, com maior vitalidade, não poderíamos deixar de aproveitar esta oportunidade para divulgar a nossa economia e a região”, disse.

Telmo Pinto destacou ainda que esta reunião serviu também para dar ao território “mais notoriedade”, mas também “mais mercado, visto que temos muito boas empresas na nossa região e que podem contribuir para o objetivo nacional de aumentar as exportações”.

O “Made in Portugal” está na moda, garantiu o dirigente da CIM-TS, que demonstrou a necessidade de aproveitar esta tendência do mercado. A região possui produtos estratégicos, como o calçado, o mobiliário, a indústria da pedra, o vinho verde, o setor têxtil, a metalomecânica, o agroalimentar, a oferta turística, o alojamento, a gastronomia e, com estas reuniões, “emergem oportunidades de dinamização mas, acima de tudo, de ganhar confiança no que a região possui, pois a confiança é a base para o sucesso”.

De salientar ainda a intervenção na reunião de Cristina Moreira, enquanto vice-presidente da Ader-Sousa – Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, que destacou igualmente as potencialidades do território, nas suas variadas vertentes, mas sobretudo na oferta turística existente, destacando depois o sucesso da “Rota do Românico”.

Também Carla Pereira, enquanto vice-presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão sediada em Felgueiras, destacou a capacidade formativa existente no Tâmega e Sousa, o que permite que empresas estrangeiras se possam instalar na região com a garantia de aqui existir mão de obra qualificada.

Por seu lado, Paulo Dinis, diretor executivo do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, destacou a presença já consolidada dos produtos do Tâmega e Sousa em vários países europeus, mas o objetivo é dar confiança aos empresários franceses, garantindo qualidade no que se produz na região.

A apresentação da região culminou com um repto aos empresários franceses para que venham conhecer o Tâmega e Sousa e as suas potencialidades, tendo em conta que “Portugal é compatível com França no que respeita à sua capacidade produtiva e exportadora”.

Oferta diversificada no Tâmega e Sousa

Na sua intervenção, Carlos Vinhas, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), destacou que esta reunião permitiu angariar novos contactos para os empresários que representa em França, assim como deu às entidades presentes a oportunidade de “centralizar pedidos, organizar missões empresariais futuras, assim como ver os produtos da região e o seu potencial”. 

Salientou ainda que a região do Tâmega e Sousa possui “oferta diversificada” e que, em França, há empresas que querem encontrar fornecedores em Portugal. “Há também portugueses que querem investir em França, mas há quem depois regresse a Portugal e opte ter as suas empresas nas suas origens ao invés de irem para Lisboa”, concluiu.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta