Baião: Chefe António Queiróz Pinto levou anho assado e doces da região até feira em Paris

Baião: Chefe António Queiróz Pinto levou anho assado e doces da região até feira em Paris

O chefe António Queiróz Pinto, do Restaurante de Tormes, em Baião, levou os melhores sabores da região do Tâmega e Sousa até ao“Salon de l’Immobilier et du Tourisme Portugais”, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio, em Paris.

O cozinheiro, vencedor da segunda etapa regional da 30.ª edição do concurso “Chefe Cozinheiro do Ano”, deu a provar aos visitantes do certame o anho assado com o arroz de forno, um prato típico de vários municípios da região. Para adoçar a boca, António Queiróz Pinto optou por sobremesas que incluíram as Cavacas e as Cerejas de Resende, assim como o Pão de Ló de Margaride, de Felgueiras.

A demonstração do Chef de Baião fez parte do stand da região promovido pelo consórcio ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’, que inclui a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Dolmen, a Ader-Sousa e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico do Porto.

Telmo Pinto – Diretor Executivo da CIM Tâmega e Sousa, Ana Mendes Godinho – Secretária de Estado do Turismo, Chef António Pinto, Cristina Moreira – vice-presidente da Ader-Sousa.

“Muitos dos doces estão agora nas Sete Maravilhas de Portugal, e o público tem sido recetivo no que respeita à autenticidade daquilo que são os sabores locais”, referiu o chef ao Jornal A VERDADE, no balanço da iniciativa em França.

Segundo António Pinto, são cada vez mais frequentes os pedidos que lhe chegam para cozinhar pratos tradicionais, visto que “as pessoas gostam de saber que aquilo que estão a comer é produzido e característico do local”. 

Recorde-se que a gastronomia da região do Tâmega e Sousa foi destaque neste evento que contou com cerca de 150 expositores de várias regiões de Portugal e recebeu mais de 17 mil visitantes.  Neste certame, o público francês foi convidado a investir, residir, estudar ou a visitar Portugal.

Chef António Pinto com o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta