Município de Paredes organiza “Semana do Ambiente”

Município de Paredes organiza “Semana do Ambiente”

A Câmara Municipal de Paredes está a celebrar a “Semana do Ambiente”, com várias iniciativas que vão decorrer durante os próximos dias.

A semana arrancou este domingo, dia 19 de maio, com a limpeza da Ribeira de Asmes, em Louredo, sendo que a “sensibilização ambiental terá um grande destaque junto da comunidade escolar e da população em geral”, sublinhou a autarquia.

Aprender a valorizar e a preservar a natureza e a biodiversidade são os principais objetivos desta iniciativa, que conta com várias ações de limpeza em ribeiras, exposição temáticas, atividades ao ar livre, plogging, entre outras atividades.

“Nesta semana será dada especial importância ao trabalho desenvolvido pelas escolas, na forma como têm preparado os alunos e os têm alertado para a preservação do meio ambiente”, explicou o município.

Esta segunda-feira, dia 20 de maio, será comemorado o Dia da Abelha, com os alunos da JI de Aguiar de Sousa, a partir das 14 horas, na Casa da Floresta e na Casa do Pátio. Em comemoração do Dia Europeu do Mar, a Escola EB 2/3 de Paredes vai realizar uma atividade de sensibilização ambiental com a pintura “O Mar Começa Aqui” e, nas Piscinas Municipais de Lordelo, vão decorrer várias atividades inclusivas no âmbito do Dia Europeu do Mar.

Para terça-feira, dia 21 de maio, está marcada a inauguração da exposição “O Mar de Paredes”, na Biblioteca Municipal. Também vão decorrer as comemorações do Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural e, em Cristelo, terão lugar desafios sobre a biodiversidade local, a cargo do Clube de Ciência Viva.

A Exposição de Registo da Biodiversidade na Ribeira de Asmes será inaugurada quarta-feira, dia 22 de maio, no Centro Cívico de Louredo. No mesmo dia será comemorado o Dia Mundial da Biodiversidade, atividade que se realiza no Parque da Cidade de Paredes.

No dia 23 de maio, quarta-feira, será o Dia de Aulas ao Ar Livre, um desafio da Associação Nacional de Professores e da Associação Movimento Bloom, com diversas atividades a decorrer nas várias escolas do concelho. No mesmo dia celebra-se o Dia Eco Escolas de Paredes, com uma visita a todas as Eco Escolas onde estarão expostos os trabalhos desenvolvidos no projeto por cada estabelecimento escolar.

Para sexta-feira, dia 24 de maio, está marcado o Plogging no Kartódromo de Balta, com a participação da EB de Baltar. Comemora-se também o Dia Europeu dos Parques Nacionais, com a distribuição pelas escolas do município do livro “Parques Metropolitanos do Porto” e do “Mapa do Património Natural da Área Metropolitana do Porto”. No mesmo dia terá lugar na Biblioteca Municipal o workshop “Flora Vascular”, bem como uma visita ao Parque da Senhora do Salto, organizado pelo Parque das Serras do Porto.

Para o último dia, sábado, está marcada mais uma Limpeza da Ribeira de Asmes, no Parque da Cidade de Paredes.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.