Foram exterminados 65 ninhos de vespa asiática em Baião

Foram exterminados 65 ninhos de vespa asiática em Baião

Em virtude da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Baião e os Bombeiros Voluntários de Baião e Santa Marinha do Zêzere, foram exterminados, entre 11 de janeiro e 30 de abril, 65 ninhos de vespas asiáticas existentes no concelho.

A autarquia ficou responsável por monitorizar e gerir as identificações e denúncias recebidas pelos cidadãos, encaminhando as mesmas, depois de previamente validadas, às referidas corporações de para extermínio dos ninhos.

No entanto, José Manuel Ribeiro, comandante da Proteção Civil Municipal, alerta para o facto de estarem ainda por exterminar 13 dos ninhos avistados pela população. “Alguns estão a 50 metros ou mais e nem com autoescada ou cesta elevatória os bombeiros conseguem ter acesso”, justificou, explicando de seguida que “o ciclo de vida de vespa é de um ano e tipicamente, nesses casos, a colónia morre e o ninho fica desativado e acaba por cair por ele próprio”.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, felicitou a autarquia, as corporações de bombeiros e a população pelo trabalho de equipa efetuado em prol desta causa. “Só com este trabalho de equipa é possível conseguirmos estes resultados. Ainda há muito trabalho pela frente, mas estamos no bom caminho”, referiu o autarca.

A identificação e denúncia da existência de ninhos de vespa asiática deve ser feita através do contacto com a Câmara Municipal de Baião, a GNR ou inserindo/georreferenciando online o ninho ou os exemplares de vespa e preencher online um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta