Marco de Canaveses: Javalis provocam estragos em cultivos e deixam população em sobressalto

Marco de Canaveses: Javalis provocam estragos em cultivos e deixam população em sobressalto

Na madrugada de sexta-feira, dia 17 de maio, cerca de nove javalis “visitaram” a freguesia de Sobretâmega, no concelho de Marco de Canaveses, provocando estragos nos terrenos que circundam a casa de Fernando Morais, um dos lesados.

“Lavraram-me uma grande extensão do terreno, estragaram o cultivo com os grandes buracos que deixaram na terra”, explicou Fernando Morais. O queixoso teme pela segurança da população, principalmente do seu neto. “Tenho um neto pequeno e tenho medo que os javalis o ataquem”, disse.

Fernando Morais constatou que há um terreno próximo da sua casa “que já não é limpo há muitos anos, e tem silvas com mais de dois metros”. Por esse motivo, contou, os javalis refugiam-se no fresco que a natureza lhes proporciona, “e um vizinho já contou uma ninhada de nove javalis pela zona”.

O queixoso explicou ao Jornal A VERDADE que o problema já se arrasta há dois anos e que, nessa altura, apresentou queixa no Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente. “Eles contactaram com  o Clube de Caçadores do Marco e eles foram lá e fizeram subadouro para atrair os javalis, com milho e gasóleo. Na altura, deixamos de ver javalis aqui mas agora voltaram”, lamentou, apelando a uma intervenção rápida e eficaz das entidades competentes.

“Se limpassem os terrenos, como lhes é pedido, nada disto acontecia”, concluiu.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta