Amarante e Penafiel apresentaram Pirilampo Mágico 2019

Amarante e Penafiel apresentaram Pirilampo Mágico 2019

A campanha “Pirilampo Mágico 2019”  foi hoje, dia 17 de maio, apresentada pela Cercimarante em Amarante e Penafiel. O pirilampo vai apoiar jovens e adultos, com deficiência intelectual e/ou multideficiência, através do dinheiro angariado com a compra.

A Cercimarante é a entidade vai levar a campanha do Pirilampo Mágico aos municípios como Baião, Marco de Canaveses, Penafiel, Amarante, Celorico de Basto, Mesão Frio, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião. Durante a manhã de sexta-feira, dia 17, Amarante recebeu a apresentação do símbolo solidário e, pelas 15h30 do mesmo dia, a ação de apresentação repetiu-se em Penafiel.

A madrinha da campanha de Penafiel, Daniela Oliveira, que é responsável da área social do município de Penafiel, confessou ser uma honra ser madrinha desta campanha. “Ainda por cima é uma causa social, tão emblemática e que nos diz tanto a nós portugueses e Penafidelenses que tão solidários somos”, expressou.

A madrinha do concelho de Amarante, Lucinda Fonseca, que é vice-presidente da Câmara Municipal, corroborou com as palavras de Daniela Oliveira. “Não vemos isto como uma representação simbólica, vestimos este papel, mas não só hoje. Hoje sim, é a forma simbólica, nas nossas responsabilidades na área social entendemos que esta campanha marca um momento simbólico daquilo que deve ser o nosso papel todos os dias”, frisou.

Madrinha do concelho de Amarante, Lucinda Fonseca e a madrinha da campanha de Penafiel, Daniela Oliveira

Carlos Pereira, presidente da associação, explicou que a Cercimarante quis alargar a área de intervenção da campanha. “Decidimos isso em conselho de administração, e decidimos que Penafiel também merecia. Foi uma decisão unanime, mas não houve nenhum critério. É simplesmente o facto de terem aqui a APADIMP, que trabalha connosco”, explicou o presidente.

Adiantou ainda que para o ano a Cercimarante quer que a apresentação do pirilampo seja realizada noutro município. A campanha tem por objetivo ultrapassar os 13 mil encomendas, “mas objetivo mesmo era chegar aos 15 mil“, salientou Carlos Pereira.

“Vamos fazer o esforço, com a colaboração de todos, e neste momento julgo que estão reunidas todas as condições para conseguirmos atingir os objetivos e, quem sabe, ultrapassar”, disse.

Pessoas portadoras de deficiência interpretaram peça de teatro no âmbito da apresentação da campanha em Penafiel

Rodrigo Lopes, vereador com o Pelouro da Educação do município de Penafiel, felicitou a iniciativa de associar o município de Penafiel, “a esta fantástica campanha que mobiliza toda a sociedade para uma causa importante e que a todos deve inquietar e envolver, no sentido de oferecermos uma resposta de qualidade, a setores vulneráveis da sociedade como são os nossos portadores de deficiência mental”. 

O vereador salientou que a causa que o Pirilampo Mágico serve “é extremamente importante” tendo em conta que são “estas instituições que no seu dia a dia prestam um trabalho solidário de grande alcance”. 

Para este ano, o lema da campanha, que irá decorrer entre o dia 17 de maio e 9 de Junho, é “A Natureza é Solidária!” e, como explica a Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social – FENACERCI, responsável pela campanha a nível nacional, associaram “a inclusão à defesa do meio ambiente, como um desígnio de cidadania”, pelo que, “a inclusão, tal como a defesa do meio ambiente, exigem equilíbrios na forma de pensar e de agir, por parte de toda a comunidade”.

Várias pessoas assistiram à apresentação da campanha levada a cabo esta sexta-feira, em Penafiel 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.