Município de Lousada “Oficina de teatro escolar” para alunos do terceiro ciclo

Município de Lousada “Oficina de teatro escolar” para alunos do terceiro ciclo

A atividade “Oficina de teatro escolar” está a ser promovida no concelho de Lousada, tendo como principais destinatários os alunos do terceiro ciclo.

As oficinas de teatro decorrem uma vez por semana em cada agrupamento de escolas com uma duração de, aproximadamente, uma hora e meia, num total de 20 sessões. São 60 jovens, no total, que participam nesta atividade, que é orientada e implementada em articulação com as várias disciplinas curriculares.

Neste ano letivo, excecionalmente, a atividade começou no início do 3.º período, na Escola Básica e Secundária de Lousada, Escola Básica de Lousada Este, Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca e Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste.

De acordo com a autarquia lousadense, a “parte prática tem grande relevância, sendo proposto aos alunos participantes intervirem no processo de criação, colaborando na escrita da peça, cenografia e construção de cenários”. Juntam-se ainda os exercícios que têm como base o treino de competências ligadas às artes performativas, como movimento e ritmo no espaço, voz, dicção e expressão falada, bem como as técnicas de representação e expressão de emoções.

No final do ano letivo os alunos apresentam ao público um espetáculo que mostra o trabalho desenvolvido.

A atividade insere-se na ação do Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta