Dia da Europa assinalado em Lousada com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Justiça

Dia da Europa assinalado em Lousada com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Justiça

O município de Lousada associou-se às comemorações do Dia da Europa, no passado dia 9 de maio, com a realização da final das Olimpíadas da Europa, promovida pela Câmara Municipal de Lousada, e com a conferência “Europa e os Direitos Humanos”, que decorreu no Centro de Interpretação do Românico (CIR).

A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que abordou a temática da exposição patente no CIR e a importância da Declaração dos Direitos Humanos e das conquistas conseguidas. Foi, para as dezenas de jovens que estavam no local, que a representante do Governo deixou uma mensagem ao apelar para serem “generosos e bondosos para com os povos mais desfavorecidos, nomeadamente os migrantes. Não devem enveredar por nacionalismos exacerbados, nem discursos de ódio dirigidos aos mais fracos”.

Para a secretária de Estado Adjunta e da Justiça “os jovens são a promessa do futuro e, por isso, devem ter um papel de destaque no panorama nacional e internacional, por isso, importa estimular e despertar o interesse e curiosidade para os temas europeus, que são fundamentais”.

No que respeita à importância da exposição, que desde 8 de março esteve patente no CIR, a representante do Governo recordou que tem “percorrido vários municípios do país, assinalando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos e o objetivo passa, em grande parte, pelo despertar de consciências que é feito também nas escolas”.

Humberto Brito, presidente da Valsousa, e Armanda Gonçalves, juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este, também marcaram presença no evento.

A “Europa e os Direitos Humanos” foi o tema abordado por José Manuel dos Santos Pais, membro do Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas, e por Maria de Fátima Carvalho, agente do Governo Português junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A moderação esteve a cargo de Carlos de Sousa Mendes, decretário-geral do Ministério da Justiça.

O evento tive continuidade com um momento musical e com a entrega dos prémios das Olimpíadas da Europa aos melhores classificados.

No final os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Direitos Humanos para todos e em toda a parte”, que encerrou nesse dia.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.