Publicidade

banner-baiao-festas-700x259

Três instituições de Marco de Canaveses participam em projeto-piloto de Serviço de Teleassistência

Três instituições de Marco de Canaveses participam em projeto-piloto de Serviço de Teleassistência

Está a ser levado a cabo no concelho de Marco de Canaveses um Serviço de Teleassistência pioneiro dirigido aos seniores. Realizado pela Câmara Municipal, este projeto-pioneiro iniciou em março, e tem a duração de três meses.

Esta iniciativa está a decorrer em três locais, tais como no Centro Social e Paroquial de Favões, no Centro Social de São Martinho de Soalhães e no Centro Social de Vila Boa de Quires, abrangendo um total de 12 utilizadores, identificados por cada uma das entidades.

De acordo com a autarquia marcoenses, este serviço tem o objetivo de contribuir para a manutenção da autonomia dos seniores nos seus domicílios com mais segurança, proporcionando uma resposta imediata em situações de urgência e ou emergência 24 horas por dia, sete dias por semana, assim como apoiar na solidão todos os cidadãos que se encontrem em situações de vulnerabilidade ou dependência física.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e responsável pelo Pelouro da Ação Social, destacou a importância deste projeto-piloto para os seniores do concelho. “Este serviço proporciona um sentimento de segurança e bem-estar aos cidadãos de idade maior, ao mesmo tempo que preserva a sua perceção de autonomia”, sublinhou.

De acordo com a autarca, a câmara municipal pretende “ir ao encontro das expetativas destes cidadãos em adiar o mais possível a dependência em relação a alguém e, ao mesmo tempo, saber que, em caso de acidentes ou dificuldades, estarão auxiliados e completando desta forma o apoio dos seus familiares e das instituições que os acompanham”.

O acompanhamento técnico é realizado pelas respetivas direções técnicas das instituições e num primeiro contacto intermédio de avaliação por parte do município com as instituições, foi comprovada “a satisfação com a qualidade do serviço prestado”, adiantou a autarquia.

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta