Quinta da Aveleda tem o melhor vinho do ano e o melhor tinto

Quinta da Aveleda tem o melhor vinho do ano e o melhor tinto

A empresa de vinhos Aveleda, sediada em Penafiel, recebeu duas distinções no Concurso Vinhos de Portugal, um concurso da ViniPortugal.  A Aveleda recebeu a distinção de “O Melhor do Ano”, com a Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca (2016), assim como “O Melhor do Ano Vinho Tinto”,  medalha atribuída ao mesmo vinho.

Depois de 1382 vinhos serem analisados por especialistas nacionais e internacionais, o júri atribuiu um total de 423 medalhas. Foi na região do Douro que esteve o melhor vinho do ano, produzido pela Quinta da Aveleda, em Penafiel.

Os vencedores foram conhecidos na passada sexta-feira à noite, dia 10 de maio, na gala de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que se realizou no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, e que contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Bernardo Gouvêa.

Para a organização do concurso, a iniciativa “é mais do que uma competição, é também uma semana dedicada à celebração da qualidade dos vinhos portugueses”. O Concurso Vinhos de Portugal visa promover vinhos junto de especialistas internacionais, após um conjunto de atividades como jantares vínicos, visitas a produtores e masterclasses.

Na edição deste ano do concurso, decorreu uma primeira fase realizada no CNEMA em Santarém, onde os vinhos a concurso foram apreciados em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos nacionais e internacionais, entre os quais enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades.

Depois de determinados os vinhos que passaram à segunda fase, o Grande Júri, composto por Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vartelaus, da Suíça, Bento Amaral e Luís Lopes, presidente do Concurso, escolheu os grandes vencedores do Concurso Vinhos de Portugal, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano, nos quais a produtora Aveleda saiu em destaque.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui uma plataforma para a promoção internacional dos produtores portugueses. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar em 2019.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.