Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

GNR alerta para os perigos de utilizar o telemóvel enquanto se conduz

GNR alerta para os perigos de utilizar o telemóvel enquanto se conduz

De 6 a 12 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou a fiscalização à utilização imprópria do telemóvel durante a condução, de modo a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores.

No decorrer da operação “Smartphone, Smartdrive”, das 9 947 contraordenações rodoviárias detetadas, 646 ocorreram por uso indevido do telemóvel por parte dos condutores. Refira-se que o grosso das transgressões se deveram ao excesso de velocidade, com 2.522 ocorrências.

Através de comunicado, a GNR relembra que “a utilização incorreta e o manuseamento de telemóveis, tablets, ou dispositivos similares, para a realização de chamadas, envio de mensagens escritas ou consulta de redes sociais, durante a condução acarreta riscos associados”.

Os perigos mencionados pela força policial são a “distração visual” (ou seja, quando o condutor desvia os olhos da estrada), a “limitação motora” (tirar as mãos do volante) e o “condicionamento cognitivo” (distração na condução).

A GNR promete “continuar a exercer uma fiscalização intensiva” em 2019, com “especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros”.

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta