Lousada: Estudantes de todas as idades participam nas Oficinas de Cinema de Animação

Lousada: Estudantes de todas as idades participam nas Oficinas de Cinema de Animação

A autarquia de Lousada está a desenvolver a quinta edição das Oficinas de Cinema de Animação, que se destinam aos alunos do 1.º ao 12.º anos dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares do concelho.

O projeto, que visa proporcionar aos estudantes uma introdução dos princípios base das imagens em movimento, é constituído por diversas etapas ao longo do ano letivo. No início, será feita uma visita guiada à Casa Museu de Vilar, com o tema “A Imagem em Movimento”.

De seguida, os participantes poderão assistir a vários filmes de animação feitos em contextos semelhantes e utilizando técnicas do cinema de animação diferentes, de forma a motivar e contextualizar o projeto no seu conjunto e ajudar à seleção da história base para o filme que cada grupo irá realizar.

Seguem-se a definição da técnica a usar na película, de acordo com o programa da disciplina envolvida, a divisão do trabalho pelos alunos, a introdução à técnica story board e a adaptação dos estudos desenvolvidos nas aulas de Educação Visual ao Cinema de Animação, nomeadamente as personagens, adereços e cenários.

O projeto tem a duração de um ano letivo com um tema geral, que é articulado entre o município e as escolas. Cada oficina é constituída por seis a oito alunos, que executarão 20 horas de trabalho. No final da iniciativa, os filmes serão apresentados ao público em geral no Auditório Municipal.

As Oficinas de Cinema de animação inserem-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa – Operação 3, “Educar para Aprender”.

António Augusto Silva, vereador da Educação da autarquia, elogiou a concretização de mais uma edição da iniciativa. “Estas oficinas só são possíveis graças ao envolvimento da Casa Museu de Vilar e do realizador Abi Feijó, que asseguram uma qualidade aos filmes produzidos, que têm levado a que muitos deles tenham já recebido galardões em festivais da especialidade”, revelou.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta