Clube Aeromodelismo do Norte trouxe cerca de 30 pilotos a Castelo de Paiva este sábado

Clube Aeromodelismo do Norte trouxe cerca de 30 pilotos a Castelo de Paiva este sábado

Numa manhã de sol e com pouco vento, proporcionou-se o ambiente ideal para levantarem voo os hidroaviões do Clube Aeromodelismo do Norte. Dezenas de pessoas foram até Pedorido, em Castelo de Paiva, onde desagua o rio Arda, afluente da margem esquerda do rio Douro.

Durante todo o dia de hoje, 11 de maio, os hidroaviões vão sobrevoar o rio. Na demonstração participam cerca de 30 pilotos de várias partes do país, e até de Espanha. Os pilotos do país vizinho trouxeram dois Canadair, proporcionando “um momento bonito pelo grande porte que apresentam, mas há muito mais para ver pelos ares”, tal como explicou o presidente do clube, Manuel Cardoso.

Manuel Cardoso, presidente do clube a pilotar um dos seus hidroaviões

Os encontros organizados pelo Clube Aeromodelismo do Norte visam “fomentar momentos de convívio e competição saudável” entre os amantes da modalidade.

Inicialmente, este clube tinha a sua principal pista em Paços de Ferreira, mas, em 2005, vieram até Castelo de Paiva. “Após falarmos com o presidente de junta e com o tesoureiro, vimos viabilidade em construir a nossa pista na Serrinha, em Pedorido”, explicou o presidente do clube. A atual Pista da Serrinha era um espaço que antigamente integrava as minas do Pejão e que passou para a posse da junta.

“Fizemos um acordo de 25 anos para podermos ter lá a pista, que tem 155 metros por 14 de largura, com contentores de apoio e um parque para as crianças, que está disponível para os pilotos mas também para a população em geral”, explicou o presidente.

É nesta pista que o clube realiza os seus encontros, como de Asa Alta, que aconteceu recentemente. O próximo evento será no dia 29 de junho, nas comemorações do aniversário do clube.

Há quem tenha a ideia de que o aeromodelismo “é muito caro, mas depende, há modelos que custam milhares e outros que custam 400 ou 500 euros e já com parte elétrica”, constatou o presidente.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.