Escola Secundária de Marco de Canaveses celebrou Dia da Europa

Escola Secundária de Marco de Canaveses celebrou Dia da Europa

Esta quinta-feira, dia 9 de maio, comemora-se o Dia da Europa e, a Escola Secundária de Marco de Canaveses associou-se às comemorações com a realização de uma palestra sobre a União Europeia, organizada pelo grupo de professores de Geografia daquele estabelecimento escolar.

Foi perante um auditório recheado de alunos que o eurodeputado Francisco Assis e o deputado Luís Ramos lançaram o mote para um debate sobre as principais questões da União Europeia. Encontraram alunos interessados, com questões pertinentes, onde o Brexit e as Eleições Europeias estiveram no centro das perguntas.

No final do debate, satisfeito com a participação dos jovens o eurodeputado Francisco Assis sublinhou a importância da realização destas iniciativas junto da comunidade escolar. “Ao longo destes cinco anos, eu e os meus colegas visitamos dezenas de escolas, contactamos com milhares de alunos e é uma experiência muito gratificante”, considerou, acrescentando que esta é uma forma de ficarem a conhecer “as preocupações dos mais novos e a perspetiva que eles têm da Europa”.

Relativamente às eleições europeias do próximo dia 26 de junho, e tendo em conta a forte abstenção que se verifica, especialmente no que aos jovens diz respeito, o eurodeputado acredita que “estas ações podem ter efeito positivo nas eleições”, contrariando a tendência que se tem verificado.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, enalteceu “a sala cheia”, recordando que, no tempo em que era aluna da escola secundária, “não existiam tantas iniciativas que proporcionassem acesso à informação”.

A autarca, dirigindo-se aos alunos presentes, referiu que, é papel dos jovens, tornar o projeto da União Europeia “mais sólido, mais coeso e sobretudo mais solidário”.

Também presente na iniciativa esteve o diretor do agrupamento, José Teixeira. O docente afirmou, no seu discurso, que este assunto da Europa “tem de ser tratado sem complexos e sem preconceitos”, garantindo que é de grande importância a presença de “pessoas que viveram em cima do acontecimento”.

Como representante dos alunos, Gabriel Paulo, frisou que este debate foi “esclarecedor”, principalmente no que toca à importância do voto. “Estou na idade de votar e, hoje em dia verifica-se uma grande taxa de abstenção nos jovens”, disse.

O jovem destacou ainda a importância desta iniciativa para os jovens “terem uma ideia de qual é o papel da Europa”, referindo que as “as perguntas, por parte de vários alunos, foram muito boas, o que demonstrou que há alunos interessados”.

Em jeito de conclusão, Maria do Carmo Gonçalves, representante do grupo de professores de Geografia, fez um balanço “muito positivo”. “Os alunos foram muito participativos. Foi uma iniciativa para tentar que haja uma participação ativa dos jovens na sociedade, porque eles precisam de ser incentivados”, sublinhou.

Neste dia, houve ainda uma Mostra Gastronómica organizada pelos alunos do 7.º ano e pelo Curso Profissional de Cozinha e um Concurso de Kahoot sobre a União Europeia para os alunos do 9.º ano.

banner-felgueiras-600x229

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.